29 de novembro de 2011

O pequeno príncipe


Postado por Carol Guimarães

Publicada originalmente nos EUA em 1943 e logo depois,em 1945,na França,este livro é uma fábula sobre amizade e solidariedade.

Com apenas 94 páginas,o livro é relatado em primeira pessoa,no qual o escritor coloca-se como narrador da história.
A história  começa com o autor recordando-se do seu primeiro desenho de criança e assim ele percebe que os adultos não compreende o mundo das crianças e só sabem pensar em números.
E foi assim que o narrador largou de lado a sua carreira de pintor e seguiu a carreira de piloto,no qual depois ele conhece seu grande amigo.
Depois de uma pane em seu avião no deserto do Saara,o narrador conhece uma criança que pede para ele desenhar um carneiro e com uma ceta dificuldade o narrador consegue desenhar o carneiro dentro de uma caixa.
Então desse dia o narrador e a criança,chamada Pequeno Príncipe,travaram uma certa amizade,onde o adulto começa a aprender um pouco do mundo das crianças.
O Pequeno Principe conta como era seu planeta,o qual era do tamanho de uma casa,conta o seu drama com a arvore baobá que cresce em demasia e por isso ele precisa de carneiros para comer os baobás enquanto são pequenos.
O Príncipe conta as suas aventuras nos planetas em que visitou,depois da sua briga com sua amiga rosa em seu planeta.
O primeiro planeta era habitado por um rei que comandava tudo e a todos,o segundo planeta era habitado por um vaidoso,no qual ele tirou uma conclusão:que todos os vaidosos apenas ouve elogios e mais nada.
O terceiro planeta era habitado por um bêbado que para esquecer os problemas bebia até não aquentar mais,o quarto planeta era do homem de negócio e o quinto planeta era um pouco curioso,pois além de ser o menor de todos o seu habitante era um acendedor de lampiões.
Depois de conhecer o menor planete,o Pequeno Príncipe viaja para o seu sexto planeta que por ventura este era dez vezes maior que o anterior.
Assim que o Princepezinho conhece o habitante do sexto planeta,que é um geógrafo e depois de uma conversa e um conselho,ele decide ir para o planeta Terra.
E foi assim que o Pequeno Príncipe aprendeu o valor da vida e de uma grande amizade,mas não foi apenas ele que aprendeu algumas coisas e sim o narrador que conheceu o mistério de ser solidário,amável e adorável.
Apesar de ser uma obra mais parecida para as crianças ,O Pequeno Príncipe é uma história para adultos,pois traz a mensagem da infância.
Quando li este livro pela primeira vez,era uma criança e por isso que não entendia o que o Pequeno Príncipe dizia,mas com 16 anos aprendi a lição:que apesar de termos passado da faze de ser criança,temos que sermos sempre criança,pois ser criança é possuir uma imaginação fértil,criando um mundo sem defeitos,onde a preocupação é com o agora e não com o amanhã.
O leitor após ler esta obra retornará aos sonhos infantis,no qual reaparecerá as lembranças escondidas da fase infantil e assim irá se reencontrar com a criança que estava guardada.
Espero que vocês gostem do livro!
Beijos Pão de queijo!

9 comentários:

  1. Sabe eu gosto, desse livro!
    É tao fofo,

    Sthefanie Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coodenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li este livro, ms tenho muita vontade de fazê-lo, parece ser lindo!

    =*

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é fantástico, porque fala de coisas que deixamos para trás. O romance que tô lançando, de certa maneira, também fala disso: "Reencontro". Reencontrarmos quem somos, o que sonhamos, o que acreditamos e as pessoas que ficaram pra trás.

    "Tornas-te eternamente responsável por quem cativas."
    "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."
    Tempo! Precisamos de tempo para amar, mais do que de palavras.

    Tô te seguindo!

    http://leilakruger.blogspot.com
    Se puderes passa no meu e segue.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu A-D-O-R-O esse livro...
    Adoreiiiiii....
    Beijosss =***

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho e adoro o livro...nos ensina muuuito sobre a vida!!!Bjs

    ResponderExcluir
  6. Realmente temos muito que aprender com as crianças, ou melhor, nos lembrar de quando também eramos e não nos preocupavamos tanto com o futuro, e sim, viviamos o presente da melhor maneira possível!
    Nunca li este livro, mas é uma das minhas leituras futuras com certeza :)

    Beijos
    http://garotadelugarnenhum.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. já vi o filme , e qual é o conceito de ética no filme e pq o pequeno principe viajava tanto ?
    Adorei p filme e om inicio do livro!!!

    ResponderExcluir