12 de novembro de 2011

Os desconfiados desafiam a traição


Postado por Carol Guimarães

Dom Casmurro é um dos romances mais conhecidos de Machado de Assis no qual existe em torno do livro discussões e mistérios sobre a traição de Capitu.

Como num jogo, o texto existe uma série de pistas que tanto pode ser falsas como verdadeiras, isto é, tanto podem desviar o leitor como também seduzi-lo com sua riqueza de significados.


Durante 60 anos os críticos literários acreditaram em Bentinho, um personagem marcado pelos ciúmes doentio pela amada, pois a obra é apresentada apenas no ponto de vista do personagem principal não contendo à versão das outras personagens, por isso o livro foi lido como mais um exemplo do adultério feminino, explorado pela literatura realista.

Outro fator que deu margem as interpretações de Bentinho foi a diferença entra as classes sociais da época, no qual Bento é um homem da elite que cursou faculdade e tornou-se advogado diferente de Capitu que,embora seja inteligente,veio de família pobre.Em Dom Casmurro,o homem é o resultado de sua própria dualidade,enquanto a mulher é dissimulada e encantadora,porém é um livro que representa a política,a ideologia e religião do Segundo Reinado.

Outro ponto estudado é que Dom Casmurro é quase incomunicável com Capitu, daí o fato de somente gestos e os olhares (e não palavras) da moça lhe indicar o possível adultério.

Assim podemos concluir que tudo não passou de uma paranóia na mente da personagem principal. Creio que o enfoque que M. de Assis quis dar à sua obra literária foi a personalidade de Bentinho que com o passar do tempo foi possuído por um amor sem limites e insano que se transformou num ciúme doentio. A mente de pessoas como da personagem maquinam hipóteses absurdas.

3 comentários:

  1. Muito bem escrito e analisado! Parabéns pelo texto riquíssimo! Bjs
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ana...
    Adoro Machado de Assis e adorei a análise que vc fez...
    Muiiito bom!!!
    Boa semaninha...
    =***

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que escreveste, ;D
    o imagem também é linda ;D

    ResponderExcluir