5 de novembro de 2011

Persuasão


Postado por Carol Guimarães

Persuasão é o ultimo romance completo de Jane Austen que conta a história de Anne Elliot e Frederick Wentworth.
Escrito com 24 capítulos e algumas páginas Jane Austen descreve um romance em terceira pessoa,no qual Anne é uma mulher com uma elegância e de doçura incomparável,já o Frederick é um homem que era pobre e ao entrar para marinha sua situção se modificou e assim é reconhecido como capitão Wentworth.
A obra começa relatando sobre a situção financeira da familia e a sua composição,no qual o pai Walter é um baronete,Elizabeth a filha mais velha,Anne a filha do meio e Mary a caçula e a unica dentre as irmãs que é casada.

Depois da morte da esposa do Sir Walter,a familia vem passando uma certa dificuldade finançeira e é assim que após uma reunião e ouvindo o conselho de seus amigos,o pai das moças aceita a ideia de alugar a propriedade e se mudar para Bath.
E para surpresa de Anne quem aluga a propriedade é o cunhado do seu ex-noivo e é a partir daí que a historia torna-se romântica.
Há oito anos Anne e o capitão Wentworth viveram um amor e foi tão intenso que o moço a pediu em casamento,mas Anne foi persuadida pela sua amiga-lady Russell- e pelo pai que dizia que ele não se passava de um "pobretão"e assim a moça não aceita o pedido de Frederick.
Agora com o cunhado dele morando na proproedade dos Elliot e Anne passando uns dias na casa de Mary;Anne e o antigo Frederick se reencontram.
Apesar de ser uma pessoa calma,Anne tem de de se controlar a cada vez em que ela vê seu amor.
Mas será que este homem depois de ter sofrido pelo NÃO de Anne Elliot conseguiu esquecê-la de vez?
Desta vez não irei até o fim com essa história que me persuadiu,vocês leitores terão que descobrir.
Jane Austen retratou tão bem a personagem Anne,que me fez ficar apaixonada pela história a cada vez em que ela estava em cena usando a sua calma,delicadeza e inteligencia para com os outros.
Me encantei perdidamente pelo capitão Wentworth e seu carisma inquestionável com as mulheres e acho que cada homem deveria ser um Frederick na vida real.
Uma obra delicada que fará com que os leitores fiquem persuadidos a incorporarem os personagens e vivenciar esse amor tão puro.
Espero que gostem da leitura...
Beijos Pão de queijo!

8 comentários:

  1. Jane Austen é um ícone não é? Super explicado o seu post! :)
    Eu vi o filme, mas ainda não li o livro. Da Jane só li Orgulho e Preconceito e Mansfield Park.
    Espero ler logo!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai Ana, assim eu fico tensa!! Vou ler o livro muito em breve!! Estou super contente e adorei o que vc escreveu, aumentou ainda mais a minha vontade!!
    Bejinhos, linda.
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muiiitoooooooooo bommmmmmmmm suaaa resenhaa... me deu até vontade e rele-loo *OOO*
    realmente uma das minhas histórias favoritasss . :B

    ResponderExcluir
  4. Jane Austen é tudo de bom né,já li razão e sensibilidade, esse que você resenhou ainda não li, mas pela resenha deu vontade de ler. Bjos

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a sua resenha, você escreve super bem e seu texto ficou super completo, muito legal! Mas esse livro não me interessou muito pelo gênero, prefiro suspense, etc, mas ainda assim ele parece ser muito interessante.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Li Persuasão tem algum tempinho, e simplesmente amei! Gostei da resenha querida! Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha linda. Persuasão é um livro lindo e a carta que o Capitão escreve para a Anne Eliott, é a mais linda que já li nos romances. Perfeita e nos faz suspirar. Sou fã de Jane Austen e só não li ainda Mansfield Park.
    Parabéns e muito sucesso.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha ficou ótima!! Jane Austen sempre nos encantando com romances mágicos, com personagens autenticas e especiais! De todos os livros da Jane, só não li Mansfield Park, mas posso afirmar que qualquer pessoa apaixonada por romance do século XVIII virará fã da Jane Austen assim como eu sou. *-* E para quem quer conhecer mais sobre a Jane, assista o filme Amor e inocência, que conta o romance da própria Jane Austen.

    ResponderExcluir