12 de dezembro de 2011

Entrevista com Anna Leão


Postado por Carol Guimarães

  1. Quem é a Anna Leão?

Anna Leão é uma mulher sensível, apaixonada pela vida, que adora escrever!
2. Como surgiu a ideia de ser uma escritora?

Isso é um tipo de coisa que não surge como uma ideia. É algo que estava em  mim desde pequena, foi deixado de lado por um tempo, mas sempre esteve latente. Porém, me firmar como escritora, realmente colocar isto como uma carreira e profissão começou no início de 2008, quando fundei meu blog Metamorfose e tive a satisfação de poder estar sendo lida através de meus artigos e poesais. Já havia escrito A Rainha da Floresta e tive a ousadia de publicá-lo no ano seguinte de uma forma independente.
3. Como foi o processo da concepção da saga “A rainha da floresta”?

A ideia veio há muitos anos quando eu ouvia músicas de Kate Bush. Conforme fui escrevendo a história, um bom tempo depois, ela foi crescendo e se desenvolvendo, mas sem sair da ideia original. Como eu tinha como objetivo acabar o livro em um determinado acontecimento, percebi que aquilo poderia ser só o começo de uma  jornada. Senti que as pessoas poderiam ficar com água na boca, com o desejo de quero mais e com isto resolvi criar mais dois volumes, montando uma trilogia. Mas acho que na verdade eu também senti este desejo de mostrar a evolução da personagem principal e poder me aprofundar mais na história dela. E não poderia deixar um romance mal resolvido rsrsrs... Os leitores querem saber se realmente vai acontecer “algo” entre Anaís e o Grande Mago.

4.Esta saga traz uma história mitológica e ao mesmo tempo mágica.Em suma,qual foi seu objetivo em abordá-las?
Sempre gostei de magia, isto faz parte do meu ser. Estudo-a, pratico-a, então é  muito natural para mim escrever sobre isto. Na saga de A Rainha da Floresta passo muito conhecimento mágico de uma forma bem lúdica. Porém, não pretendo escrever sempre sobre magia, tenho planos de escrever um romance mais cotidiano, vamos dizer assim. Quero colocar um outro lado meu para fora, vamos ver como vou me sair!

5.Há planos para a publicação de novos livros?Algum projeto novo em andamento?
Estou escrevendo o volume 3 da saga A Rainha da Floresta, que sai ano que vem, enquanto  o volume 1 e 2 já estão disponíveis para venda. Como falei acima tenho em mente escrever um romance mais contemporâneo e também publicar dois livros meus que já estão escritos e registrados. Eles ainda não foram publicados, pois como são para o público infantil precisam de illustração e isto dificulta para o autor independente. Porém, estou pensando em apresentá-los a algumas editoras especializadas. Também tenho o projeto de fazer uma coletânea de meus artigos e poesias.

6.Deixe um recado para os leitores e os novos escritores.

Para os leitores eu digo que apostem na literatura brasileira e também nos novos autores. Vejo muita gente fazendo isto e só tenho que agradecer. Acho que as editoras deviam se espelhar nestes leitores, fazendo o mesmo.
Para os novos autores eu digo para não desistirem, terem confiança em seu talento e persistência para caminharem por esta longa estrada. Digo também para serem humildes, porém sem se humilharem. Temos que ser os primeiros a valorizarmos nosso trabalho. Dispendemos tempo, energia e doamos nosso dom de escrever ; como qualquer trabalho, mercemos sim,  sermos recompensados, também,  financeiramente por isto. Virá ainda o dia em que o escritor brasileiro poderá viver de seu ofício!



Obrigada Anna por ter concedido esta entrevista para o blog Fome, sede e vontade de ler.

Eu que agradeço a oportunidade!

7 comentários:

  1. Adorei a entrevista! Não conhecia a autora, mas vou pesquisar mais sobre ela e suas obras! =D

    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista.Acho uma ótima oportunidade de conhecer os autores.Tenho muita curiosidade de ler A Rainha da Floresta.
    Parabéns,flor!
    Adoro seu blog1
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  3. Humm
    eu adorei!
    Tb não conhecia a autora, mas vou ler os livros!

    ResponderExcluir
  4. A Anna é poderosa!
    tenho orgulho de trabalhar ao lado dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, td bem?
    Ta ai, mais um livro que eu não conhecia e fiquei com vontade de ler... hehehe

    vou procurar no skoob, sera que tem la??
    beijos
    Tem promocao no meu blog, depoois da uma força
    http://dailyofbooks.blogspot.com/p/promocoes.html
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que entrevistas bacana, muito gostosa de ler ♥
    Parabéns para ambas.

    ResponderExcluir
  7. Ana, só tenho que agradecer! Gostei muito das suas perguntas!
    Nossa, Adriana, a recíproca é verdadeira!!!

    Beijos a todos!
    Anna
    www.annaleao.com.br
    http://blogdarainhadafloresta.blogspot.com

    ResponderExcluir