31 de março de 2012

[Resenha] Água para Elefantes


Postado por Carol Guimarães


Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.




Quando ouvi falar desse livro pensei que seria um daqueles documentários que a BBC faz e depois lança em livro.

Errei! E errei feio.

Água para Elefantes além de ser um romance é um livro que aborda temas muito debatido na atualidade, pois relata sobre a violência à mulher e maus tratos aos animais.

O livro conta a estória de um senhor na faixa etária de 90 anos, chamado Jacob Jankowki,que está num asilo e começa a ter sonhos com lembranças da sua juventude.

Jacob relembra do seu passado quando ele tinha 23 anos e estava terminando sua faculdade de Medicina Veterinária, mas o acidente que mata seus pais mudará a trajetória de sua vida.

Ao descobrir que seus pais faleceram num acidente de trânsito,Jacob abandona tudo e sai sem rumo,porém,no caminho,ele avista um trem e assim o protagonista corre e salta para conseguir entrar nele.

Logo depois ele descobre que esse trem não é qualquer trem e sim “O esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini- O maior Espetáculo da Terra”.

É nesse circo que Jacob conhece Camel que arruma o emprego para ele de Veterinário e logo em seguida conhece Kinko(para os íntimos é Walter)um palhaço anão que no começo ele é irritante,mas ao decorrer da estória se torna um amigo fiel.
E é também nesse lugar que o protagonista conhece suas duas paixões: a bela Marlena e Rosie a elefante que dizem ser burra.

O leitor, junto com Jacob, irá vivenciar um amor sofrido, por outro lado, irão conhecer todo o glamour de um circo.

Nesse livro eu chorei, fiquei muito irritada e me encantei pelo mundo do circo, coisa que eu não sabia como funcionava nos bastidores, no começo tentei desistir desse livro, não vou falar para vocês que é uma leitura simples, na verdade Água para Elefantes é  super detalhado e é nesses detalhes que o leitor irá se apaixonar pela história.

Se não fosse pela minha “Tina” (é uma mistura de tia+Cristina) eu nunca conheceria essa estória emocionante e única, então eu dedico essa resenha  à ela por ter dado o livro.

Beijos Pão de queijo!

12 comentários:

  1. Desde que vi a capa do livro pela primeira vez, achava que o livro era legal!!!! A sinopse já é um show à parte, e sua resenha não fica atrás!!!!
    Quero muito ler!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Antes do livro, eu fiquei sabendo do filme e por causa do Robert Pattinson, claro! Mas não vi o filme, até porque, quando se trata de adaptação, prefiro ler primeiro, mas também não li o livro. Gostei da sua resenha e fiquei mais entusiasmada para ler, apesar de que agora as personagens já têm rosto ... mas acredito que a história deve ser emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas sobre esse livro, e a maioria positiva. Confesso que não despertou tanto o meu interesse mesmo quando lançaram o filme com o fofo do Robert Pattinson. Não corri atrás pra ver e muito menos ler o livro, quem sabe em outra oportunidade.:a

    Beijos
    Luciana
    Apaixonada por Romances
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Haha, faz tempo que não venho por aqui, tenho estado distante dos bloguers, mas estou retornando ;P
    Nunca cheguei a ler o "Água para elefantes", apenas vi o filme. Concordo que deve ser muito bom o livro, a levar pelo filme. Pena que não faz meu gênero, e tenho certo preconceito pelo ator. (risos).

    No geral, ótima resenha, quando comecei a ler já tinha certeza que seria ótima.
    Grande beijo, linda. ;*

    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Nana! Já li Água para Elefantes e amei! Me emocionei muito com a Rosie! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É lindo não é? LINDO LINDO LINDO LINDO E MIL VEZES LINDO! Amei esse livro. É muito bom mesmo, do começo ao fim. E o final foi tão fofinho *-* demais esse livro. Uma história maravilhosa de amor, de amizade (Rosie, ok, amizade com elefante é tenso, mas é verdade!) e ainda fala de circo!!! Amo esse clima do circo na história. Água para elefantes é lindo demais!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é divino.
    O filme também foi muito bem adaptado.
    Apenas de não gostar do Robert Pattinson, enfim.
    O livro é lindo e chorei muitoooooooooooo no final dele.

    ResponderExcluir
  8. Parece lindo, mais não atiça meu apetite "leitoral"

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, apesar de ter ele aki na estante. Não sei porque, não vi o filme, mas acho que é pq nunca chegou o momento. Não sabia que o livro tratava de temas assim tão atuais. Mas já prevejo que vou me apaixonar pela Rosie, parece muito fofa.
    Espero ler logo.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, e assiti o filme também, e o filme não consegue passar muito bem a história. Me emocionei demais com ele, me apaixonei por Rose, e a questão da realidade dos bastidores é a mais difícil e dura de aguentar. Chorei horrores com os maus tratos de animais. Beijos.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/
    @leiturasdapaty

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante desse livro, já começando pela capa, que é linda! :)
    Demorei um pouco para terminá-lo, mas a história é mesmo muito interessante. Me encantei bastante com a Rosie.
    Agora, só falta assistir ao filme. ;)

    Beeijo, flor!
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito lindo!!! Tanto que até assisti o filme. *o*

    ResponderExcluir