30 de abril de 2012

Por que sonhamos?


Postado por Carol Guimarães


O sonho é um fenômeno psíquico que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião,ciência e cultura.
Para a ciência os sonhos são gerados na busca pela realização de um desejo reprimido.
Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo uma expansão da consciência.
Segundo nosso pai da psicanálise, Freud, os sonhos são as realizações de um desejo. Vários sonhos, de fato, parecem ser isso mesmo. Se você está com sede, provavelmente vai sonhar que está bebendo água.
Mas para alguns pesquisadores a maior parte dos sonhos não tem nada a ver com desejo,por isso eles preferem tratar Freud  mais como literatura do que como ciência. A gente sonha com água quando está com sede? Usando as analogias deste texto, a explicação seria: o pessoal do sistema límbico foi até a ala do córtex visual e disse que seu corpo estava com sede. O córtex pegou e criou uma imagem que tem a ver com sede.
Para outros cientistas as pesquisas modernas confirmaram muito do que Freud pensava. Allen Braun, um neurologista célebre, faz uma defesa sólida: "O fato de as regiões do cérebro responsáveis pela memória emocional e de longo prazo ficarem supercarregadas enquanto as do pensamento racional repousam pode ser visto em termos freudianos como o ‘ego’ saindo do comando e dando liberdade ao inconsciente", diz. Mas ele também acha a teoria de Freud defasada. 
Segundo o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação.
Ao contrário de Freud, as situações absurdas dos sonhos para Jung não seriam uma fachada, mas a forma própria do inconsciente de se expressar. Para o mestre suíço, há os sonhos comuns e os arquetípicos, revestidos de grande poder revelador para quem sonha. A interpretação de sonhos é uma ferramenta crucial para a psicologia analítica, desenvolvida por Jung.
Existem outras correntes, que vêem o sonho de modo diverso. Os neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem.
Segundo o Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.
Para os Espíritas os sonhos são as lembranças do que o Espírito viu durante o sono. Resultado da liberdade do Espírito durante o sono. Efeito da emancipação da alma, que mais independente se torna pela suspensão da vida ativa e de relação. 
Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.
E para você qual é o significado do sonho?

4 comentários:

  1. Oi amiga, significado do sonho não sei nao, eu sei que eu sonho bastante, e se eu lembrasse de td daria um livro cheio de emoções!!! hehehe

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O sonhar é algo tão complexo, né?
    Gostaria de saber os significados dos meus sonhos, pois são tão estranhos, viu? rs

    Beijão, Meire.
    http://manialiteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tema! Mas é difícil chegar a alguma conclusão exata. Eu, por exemplo, se sonho com alguma coisa, pode esperar que o contrário acontece. Já minha mãe, acontece igual ela sonha. Medo! Mas é um assunto fascinante e que ainda será motivo de muito estudo!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a gente sonha só pra fugir da realidade de merda que a vidas as vezes é! Ok, no meu caso é isso mesmo. Mas comigo as vezes sonho coisas que acabam acontecendo, ou coisas que indicam uma outra coisa ou evento que acaba me levando para aquela direção...sei lá, sonhar com uma coisa e depois que algo te acontece você pensar "será que aquele sonho queria me prevenir disso?" pois é, isso as vezes acontece...fato é que sem sonhos a vida é uma droga xD #Endoidei

    ResponderExcluir