9 de junho de 2012

[Resenha]Garotas de vidro


Postado por Carol Guimarães

Sinopse:“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.









Garotas de vidro conta a história de Lia,uma adolescente doente.
Com 272 páginas Lauren Halse Anderson descreve uma personagem que possui vários problemas,mas um deles é a obsessão pela magreza que faz com que ela confunda a realidade com a mentira.
A doença de Lia perde o controle quando ela recebe a notícia de que Cassie,sua melhor amiga,morre em um quarto de motel e para deixar Lia mais confusa sua amiga ligou 33 vezes para ela antes de morrer.
Lia fica fora de si e começa com seu regime tudo de novo e com mais força de vontade,ela calcula tudo que come e como se não bastasse faz de tudo para perder as calorias que conseguiu com a comida.
Esta garota não aceita ajuda de ninguém e para piorar ela omite que está doente e usa o autoflagelo para aliviar suas dores.
A anorexia é uma doença que envolve componentes psicológicos,fisiológicos e sociais e Lauren Halse soube explorar muito bem esse distúrbio alimentar em seu livro.
Quando conheci a Lia,conheci um pouco de mim,pois ambas temos algo em comum;omitimos nossos problemas e para aliviar um pouco da dor nos ferimos.
Garotas de vidro possui um enredo forte,que choca o leitor,mas depois percebemos que é essa a intenção da autora,de mostrar a realidade de muitos adolescentes que buscam na magreza a perfeição.

13 comentários:

  1. Esse livro parece bem interessante,já li algumas boas resenhas dele.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei, só não sei se leria por agora, me pareceu bem pesado estou precisando de ler algo mais leve, mas confesso que a autora usou um tema bem interessante e diferente do que estamos acostumados a ler, esta coisa de se auto flagelar deve ser 0 o ... se tiver oportunidade vou ler com certeza ! muito boa resenha ! : )

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente sei lá, não é medo de ler esse livro...é simplesmente.. não sei kk não gosto de ler coisas ruins assim.
    Mas tenho que ler né, depois conto o que achei kk
    Mas, gostei da resenha! Esse é um problema muito "comum" nas meninas de hoje em dia. Eu não me vejo com isso, e até criticava muitos casos que ouvia. Acho que vou aprender bastante com esse livro.
    Beijs

    ResponderExcluir
  4. de cara eu pensei que ia ser um livro de assasinatos tudo haver com o espelho mais pelo que vi eu estou meio enganado rsrs (:
    mais breve vou ler esse livro *--*
    Resenha fico ótima NANA ^^

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo esse livro agora, mas a estória ainda não se desenvolveu, estou bem no começo. Parece ser bem forte!

    Beijos
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Genteee, cada nova resenha desse livro e eu fico completamente alucinada por mais.
    Necessito muito ler, sou bem interessada nesse tema de Anorexia, bulimia... Essas doenças!
    Adorei sua resenha.

    Beijoos

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uau Nana, espero ler este livro logo, não sabia que era assim.
    Na verdade é a primeira resenha que leio dele.

    Parabéns, beijos!
    http://idelmaria.com

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo esse livro, na verdade ainda estou só no começo, mas estou gostando muito. O livro é muito forte e traz um problema real na vida de muitas pessoas. Sua resenha ficou muito boa ^^

    Abraços
    entrepaginasdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, confesso que acho a capa desse livro linda e tenho muita curiosidade em relação a história, inclusive ele é uma das minhas próximas leituras. Adorei saber que a história de certa maneira choca o leitor, acho que estou precisando de uma leitura desse tipo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Hum... parece ser bom. A capa já é inspiradora... Super quero ler agora. Bjs e obg pela dica
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2012/06/casais-estilosos.html

    ResponderExcluir
  11. Nossa adorei sua resenha deste livro, me deu vontade de ler e conhecer os problemas de Lia, tentar ajudá-la e compreendê-la, me fez sentir que todas as garotas um dia passa por uma fase de tentar e tentar emagrecer , cm se descontar no corpo toda a frustração fosse a melhor das soluções, o problema da anorexia, a dificuldades e tristezas que envolvem esse distúrbio... e saber qual o final, qual o fim que o livro trará a essa garota :B como vc disse, é um livro que choca, mas parece que nos faz reflerir, parabéns...

    ResponderExcluir
  12. Que incrível o assunto abordado no livro!!! A história deve ser viciante. *-*

    ResponderExcluir
  13. Realmente... Garotas de Vidro parece ser muito interessante por conta dessa realidade constante que nos bate á porta... Como assim?

    Através da Sinopse colocada ao ar por este Blog, algo me chamou a atenção,pois realmente existe a capacidade de o Ser Humano possuir tantos problemas a ponto de se submeter á uma realidade tão difusa assim.

    Seres humanos são fracos, mas nem por isso significa que podem ser para sempre... Quando possuímos problemas procuramos resolvê-los, ou muita das vezes deixamos eles de lado para sorrir para alguém enquanto você mesmo não está bem...

    Desta forma o ser humano torna-se forte, mas sempre deixando que sua frieza tome conta de si.... Fazendo com o que um vidro seja criado para impedir que a realidade tome conta do seu eu interior, ou que este mesmo vidro possa ser uma proteção contra este mundo tão cruel onde vivemos...

    Desta forma agradeço pela postagem...
    Cuja foi interessante e ao mesmo tempo inspiradora... Obrigado.


    Max Millian
    Noblesse Oblige [ID1]
    Chefe do Departamento de Infomormação

    ResponderExcluir