12 de outubro de 2012

[Repórter por um dia] Os escritores mais bem pagos de 2012


Postado por Carol Guimarães




A revista norte-americana Forbes elabora anualmente uma lista com os escritores mais bem pagos do ano. Os valores são estimativas, obtidas através de entrevistas com autores, agentes, editores e experts e também através de informações de vendas, como as fornecidas pelo Nielsen BookScan.
Segundo a Forbes, a lista desse ano traz várias figurinhas carimbadas, mas o destaque fica mesmo é por conta das mulheres, lideradas pelo trio Suzanne Collins, J.K. Rowling e E.L. James. Collins vendeu mais de 9 milhões de cópias em 2011 e teve as vendas impulsionadas em 2012 com o lançamento do filme Jogos Vorazes. Só não pode ser considerada a trilogia do ano porque no meio do caminho tinha o chicote sadomasoquista de 50 tons de cinza, de E.L. James, que vendeu 20 milhões de cópias nos seus quatro primeiros meses. Ela não aparece na lista, mas a Forbes estima que ano que vem ela estará bem próxima dos líderes do ranking.
Bora conferir  a lista completa abaixo:

15- Rick Riordan: $13 milhões
Riordan é um dos autores infanto-juvenis mais bem sucedidos na atualidade. Responsável por resgatar a mitologia antiga (tanto greco-romana quanto egípcia) para os novos leitores, ele assina as séries Percy Jackson e os Olimpianos (2005 – 2009), As Crônicas dos Kane (2010 – atualmente) e Os Heróis do Olímpo (2010 – atualmente). Para 2012 estão previstos dois livros de suas séries em andamento: A sombra da serpente (lançado em maio nos Estados Unidos e com previsão para 1º de outubro, no Brasil, pela editora Intrínseca) e A Marca de Atena (ainda inédito, com lançamento marcado para 2 de outubro, nos EUA).
14 – Ken Follett: $14 milhões
Com mais de 20 livros publicados desde 1974, Follet é autor de best sellers como O Buraco da Agulha e O Voo da Águia, ambos já adaptados para filmes e series televisivas. Atualmente escreve a trilogia O Século, que teve o segundo volume (Inverno do Mundo, lançado no Brasil pela Editora Arqueiro) lançado este ano. Outro fator que contribui para a boa colocação do escritor na lista é a adaptação de Mundo sem fim, livro de 2007 que inspira seriado homônimo.
13 – Stephenie Meyer: $14 milhões
Quatro anos após o final da série Crepúsculo, Stephenie Meyer ainda continua lucrando bastante. Além disso, o lançamento do fenômeno global 50 tons de cinza ainda reavivou os livros de Meyer, já que a trilogia escrita pela britânica E. L. James começou como uma fanfic baseada nos vampiros que brilham. Sem previsão de um novo livro este ano, Meyer espera apenas o lançamento de A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, previsto para o dia 15 de novembro no Brasil.
12 – George R. R. Martin: $15 milhões
O inverno definitivamente não está chegando para George R.R. Martin. Graças à série televisiva Game of Thrones, transmitida pela emissora norte-americana HBO, o autor alavancou (e muito!) as vendas de sua heptalogia As Crônicas de Gelo e Fogo. A série começou a ser escrita em 1996 e cinco livros foram publicados desde então. O último (A Dança dos Dragões, no Brasil pela editora LeYa) foi lançado há pouco mais de um ano, com diferença de seis anos para seu antecessor (Festim dos Corvos, lançado em 2005). Martin ainda não deu previsão do lançamento dos próximos dois livros.
11 – J. K. Rowling: $17 milhões
Já se foram cinco anos desde o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da saga do bruxinho. Mas, desde então, Rowling não ficou parada. Duas grandes novidades movimentaram o ano de 2012 (e alavancaram o seu faturamento anual): a primeira foi o início das vendas da série Harry Potter em e-book, exclusivamente através do site Pottermore. A segunda é o lançamento de primeiro livro voltado para o público adulto: The Casual Vacancy, previsto para 27 de setembro, no Reino Unido, e para dezembro, no Brasil.
10 – Dean Koontz: $19 milhões
Conhecido principalmente por seus livros que exploram o suspense e o gênero policial, Dean Koontz publicou seu primeiro livro (Star Quest) em 1968 e, desde então, não parou por um ano sequer. 14 de seus livros já estiveram na primeira posição da lista de mais vendidos do The New York Times, inclusive o recente 77 Shadow Street, publicado em 2011. Quem também contribuiu para a boa colocação do escritor na lista foram suas duas séries de maior sucesso: Odd Thomas e Frankenstein. Foi na sérieOdd Thomas, inclusive, que Koontz lançou seu mais novo livro, Odd Apocalypse, em julho deste ano.
9 – Suzanne Collins: $20 milhões
A autora da trilogia Jogos Vorazes talvez não esperasse tamanho sucesso. Os livros venderam mais de 9 milhões de cópias só em 2011 e ainda ganharam um incentivo maior esse ano graças ao lançamento do primeiro filme da série (serão quatro ao todo, com o último livro dividido em dois filmes). Segundo a Forbes, o filme faturou mais de 605 milhões de dólares pelo mundo e o valor recebido por Suzanne pode ter chegado a 5 milhões, isso sem contar os outros 1,5 milhão que ela já havia recebido quando vendeu os direitos para adaptação. Dinheiro mais do que suficiente para tirar o Distrito 12 da miséria.
8 – Danielle Steel: $23 milhões
São mais de 100 livros publicados desde 1973, com uma vendagem que pode chegar até a 800 milhões de cópias ao redor do mundo. Junto com isso, o recorde no Guiness Book de autor(a) com mais semanas consecutivas na lista de mais vendidos do The New York Times e a quarta maior vendagem de toda a história. Números impressionantes que mostram o porquê da autora de Jewels e O Apelo do Amor estar na 8ª colocação, mesmo que o faturamento tenha caído em comparação ao último ano (em 2011 foram $35 milhões).
7 – Nora Roberts: $23 milhões
Se você se impressionou com o número de livros escritos por Danielle Steel, saiba que Nora Roberts já produziu bem mais do que ela. Ao todo são mais de 200 livros, em sua grande maioria românticos, escritos desde 1981 também sob os pseudônimos de J. D. Robb, Jill March e Sarah Hardesty. Isso sem falar das mais de 800 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e das 176 semanas que passou na primeira posição. Só para 2012 estão previstos 5 livros (Celebrity in Death, em fevereiro; The Witness, em abril; The Last Boyfriend, em maio; Desilution in Death; em setembro; e The Perfect Hope, em novembro).
6 – Bill O’Reilly: $24 milhões
Antes de ser escritor, Bill O’Reilly é conhecido como o principal apresentador do canal norte-americano Fox News, com o programa The O’Reilley Factor. Porém ele se destaca também por seus romances históricos, sendo que seus dois últimos traballhos “mataram” presidentes estadunidenses: Killing Lincoln: The Shocking Assassination that Changed America Forever, publicado em 2011, e Killing Kennedy: The End of Camelot, lançado este ano.
 5– Jeff Kinney: $25 milhões
Se Greg sempre acaba se envolvendo em confusões na série Diário de um Banana, o mesmo não pode ser dito de seu autor, Jeff Kinney. O sexto volume da série, Diary of a Wimpy Kid: Cabin Fever, lançado em 2011, vendeu mais de 3 milhões de cópias por todo o mundo. Para 2012 está previsto o lançamento do sétimo, intitulado Diary of a Wimpy Kid: The Third Wheel. Além disso, as adaptações dos livros continuam sendo produzidas para o cinema e o terceiro filme estreia aqui no Brasil dia 14 de dezembro.
4 – John Grisham: $26 milhões
Mais lido que o Vade Mecum. A comparação não é por menos, já que os livros de John Grisham geralmente giram em torno da advocacia. São quase 30, publicados desde 1989, quando lançou Tempo de matar. Já foram mais de 250 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, tradução para 29 línguas e várias adaptações para o cinema, como O Dossiê Pelicano, A Firma (indicado ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante – Holly Hunter – e Melhor Trilha Sonora Original) e O Júri. Em 2012 já foi lançado Calico Joe, que não tem ligação com a advocacia, e está previsto para novembro The Racketeer, esse sim com ligação com o mundo dos advogados.
3 - Janet Evanovich: $33 milhões
Começou escrevendo como Steffie Hall, em 1987, mas ficou conhecida mesmo foi com seu nome original e com a série Stephanie Plum, sobre a ex-compradora de lingeries que se torna caçadora de recompensas. Tudo começou em 1994, com o lançamento de A Caçadora de recompensas. Hoje já são 18 livros, que sempre que lançados vão direto para as listas de mais vendidos do The New York Times e da Amazon. Para novembro de 2012 está previsto o 19º volume da série, intitulado Notorious Nineteen, além do segundo livro de sua nova série Diesel, com o título de Wicked Business.
2 – Stephen King: $39 milhões
O mestre do terror já tem mais de 50 livros escritos, mais de 350 milhões de cópias vendidas pelo mundo e diversas adaptações para o cinema. Mas 2012 foi um ano especial para King. Seu livro 11/22/63 foi bastante aclamado pela crítica, inclusive apontado pelo The New York Times como um dos melhores de 2011, o que alavancou mais ainda as vendas. Além disso, King revisitou a Terrá-Média criada por ele na série A Torre Negra e lançou o volume 4 1/2, intitulado O vento pelo buraco da fechadura.
1 – James Patterson: $94 milhões
Ao contrário de boa parte dos autores dessa lista, James Patterson atingiu o topo basicamente com a venda dos livros. Em sua renda, muito pouco vem de direitos vendidos para adaptações para televisão e cinema. Para se ter ideia, só em 2011 foram 11 livros publicados. Em 2012 são 13. Seu personagem mais famoso é o psicólogo forense Alex Cross, que já ganhou 19 volumes com suas aventuras. Segundo a Forbes, Patterson teria assinado um contrato de $150 milhões, em 2009, para que escrevesse 11 livros adultos e 6 adolescentes até o final deste ano. Não é a toa ele estar na primeira colocação novamente.

11 comentários:

  1. Eu acho que essa lista não é nem um pouco impressionante, mas eu não imaginava o James em primeiro lugar, confesso, adoro os livros dele, mas demorei um pouco para ver o quão famoso ele é.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu pensava que o James não era tão famoso assim,mas depois que fui pesquisar sobre ele na net fiquei impressionada pela sua popularidade!
      Obrigada pela visitinha!
      Beijokas...

      Excluir
  2. Eu ja sabia que James era o escritor mais bem pago do mundo, ele até aparece em um episódio nos Simpsons, nunca li JP, mas pretendo logo logo =D
    Beijokas Nana, sua linda!

    Idelmária Ferreira
    www.idelmaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do James são maravilhosos,eu fiquei muito feliz por ele ter ficado em primeiro lugar kkk sou fanatica por ele \o/
      Obrigada pela visitinha!
      Beijokas...

      Excluir
  3. É dimdim que não acaba mais!
    Achei que a JK tivesse embolsado mais... rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa vou me mudar para o hemisfério norte kkk lá escritor ganha muito \o/
      Eu também achava Flavinha que JK seria uma das mais bem pagas mas....
      Obrigada pela visinha!
      Beijokas..

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ili vamos para o hemisfério norte \o/ vamos ganhar muito dinheiro sendo escritoras kkkkk
      Obrigada pela visitinha!!!
      Beijokas...

      Excluir
  5. Gostei da sua postagem. Eh bom vermos como os autores internacionais sao tao bem valoriados. Quem sabe um dia nossos queridos autores nacionais cheguem la.
    Ah! Amanha vai air minha postagem de Essa Semana, e vou indicar essa sua postagem la, ok?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nil!
      Eu também adorei essa postagem,eu fiquei muito contente pela valorização dos autores internacionais \o/
      Pode indicar a postagem sim *0* kkk
      Obrigada pela visitinha!!!
      Beijokas...

      Excluir
  6. Sou fã da Nora Roberts, já li milhares de livros dela.
    Realmente a E. L. James tem o seu mérito por ter feito tanto sucesso!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir