24 de novembro de 2012

[Resenha] A Resposta


Postado por Carol Guimarães

Olá meus Gulosos! 
Tudo bem? 

Bem eis me aqui para resenhar uma história de otimismo ambientada no Mississipi em 1962,durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA. 
A resposta é uma obra incrível que todos deveriam ler e conhecer melhor sobre essa época de mudanças no maior país do mundo. 


Sinopse:Eugenia Skeeter Phelan acabou de se graduar na faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora, mas encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Porém, o único emprego que consegue é como colunista de dicas domésticas do jornal local. É assim que ela se aproxima de Aibellen, a empregada de uma de suas amigas. Em contanto com ela, Skeeter começa a se lembrar da negra que a criou e, aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, tem uma ideia perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas.
Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibileen, empregada que já ajudou a criar 17 crianças brancas, mas chora a perda do próprio filho, e Minny, cozinheira de mão cheia que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas. Uma história emocionante e estarrecedora onde a cor da pele das pessoas determina toda a sua vida. Um livro que, devido ao seu tema, chegou a ser recusado por quase sessenta editoras antes de ser publicado.




A resposta é o livro de estréia da escritora Kathryn Stockett,no qual relata a década de 60,período em que o racismo na América do Norte provoca no sul dos EUA um apartheid racial.

A história enfoca a trajetória de três mulheres,duas negras e uma branca que juntas lutarão pelos direitos civis norte-americano,principalmente para os negros.
"Quero gritar alto pra Nenezinha me ouvir que sujo não é uma cor,que doença não é a parte negra da cidade.Quero não deixar chegar aquele momento-que chega na vida de qualquer criança branca-quando elas começam a pensar que pessoas de cor não são tão boas quanto as pessoas brancas."pag 129
Eugenia Skeeter Phelan é uma jovem branca  que não se encaixa em seu próprio ambiente social e nos parâmetros norte-americanos de beleza, é esbelta, magra e não deseja seguir o mesmo destino de suas colegas.Ela sonha em se tornar escritora e para começar sua carreira literária,Skeeter é desafiada a escrever sobre a situação social nos EUA.

Skeeter se inspira,para escrever sua obra,nas histórias de duas mulheres negras muito guerreiras.A primeira é Aibileen uma mulher madura e muito culta,ela é uma serviçal que contribui para a formação de 17 crianças brancas,atualmente trabalha para Elizabeth Leefolt,uma das colegas de Eugenia;já a outra musa inspiradora da senhora Phelan se chama Minny,a personagem que eu mais me identifiquei,pois ela é como eu não é de levar desaforo para casa e por causa da sua "lingua grande" Minny nunca consegue um emprego fixo,mas graças a sua grande amiga Aibileen ela consegue um emprego fixo.

Estas mulheres,tão diferentes uma da outra,se aliam no esforço de combater o pensamento preconceituoso desta época,não só em relação a cor,mas também na discriminação do gênero feminino,pois nesta década de 60 as mulheres eram vistas pela sociedade como sendo apenas donas de casa e reprodutoras.

A resposta é um livro com uma narrativa ágil,envolvente que sensibiliza o leitor.A autora transmitiu através da sua escrita,sensações e emoções de todos os acontecimentos.

 Fiquei impressionada com a coragem dessas mulheres,elas foram tão fortes e  guerreiras que promoveram uma mudança onde viviam.Eu admiro muito a autora desse livro,pois a publicação de A resposta foi recusada em várias editoras por causa do seu enredo.

Atualmente nenhum ser humano quer reviver as cenas dessa década,mas Kathryn é como sua personagem Eugenia,teve coragem de falar como os anos 60 foi duro para os negros,baseando-se em acontecimentos da sua própria infância.



OBS:Não deixem de assistir Histórias Cruzadas, inspirado no filme que foi até indicado ao Oscar!

31 comentários:

  1. É um tema importante, é claro, mas ele foi empurrado goela abaixo durante o meu ensino fundamental que eu busco passar longe de qualquer coisa do gênero (e, sinceramente, não vejo isso como preconceito, mas como uma espécie de saturamento). Esse livro eu já vi algumas vezes, já passei perto na livraria e comprovei o quanto é bonito, mas mesmo assim não tenho vontade de ler.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  2. Assisti ao filme,vou ler o livro.A escritora Kathryn Stockett faz sua estréia com um romance para homenagear sua empregada é uma demonstração de amor por aquela mulher que cuidou tão bem dela e fez parte de sua infância,principalmente porque seus pais parece que estavam se separando.O livro tornou-se um bestseller em pouco tempo.Recebeu críticas positivas,o filme recebeu várias premiações importantes no mundo do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros que abordem assuntos polêmicos, ainda mais quando há preconceito no meio. Pelo visto, o enredo deste livro é bem legal, mulheres buscando seus direitos civis; gostei.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  4. gente eu gostei muito da resenha
    nao conhecia viu
    vou ver se assisto o filme :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana!
    Eu morro de vontade de ler esse livro. Adoro livros que abordem temas polêmicos e com certeza esse carrega uma mensagem bem legal. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Adorei tanto esse livro que até hoje não consegui escrever uma resenha decente pra ele. Ri bastante com as loucuras da Minny, principalmente o que ela aprontou com o bolo. ECA!!! kkkk.
    O filme ficou bem próximo do livro e gostei bastante disso.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Essa trama parece ser bem interessante. Vejo muitas resenhas tanto do filme, como do livro...bastante positivas. Quer ver a película e também ler a obra! ADoroo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curiosa em relação ao livro/filme.
    Só resenhas positivas!
    Mississippi, adoro! ♥

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - INSTA: marinahgattuso

    ResponderExcluir
  9. Ah gostei da história fiquei bem curiosa para ler e depois assitir.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, boa tarte e boa noite. Tudo bem? Espero que esteja sim, muito feliz com a chegada do natal né? Eu sei como é! Bom vim lhe avisar que conheço o seu blog jaz um tempinho, e por isso decidi marcar ele em um meme super legal, lá no blog. Talvez você não goste de ser marcado em memes, selinhos.. Então, nesse caso me desculpe, mas apareça lá para dar uma forcinha no blog tá? Para acessar o link do meme basta clicar aqui! E parabéns, adoro seu blog!



    Beijos, 7hings.com.br Acesse!.. 

    ResponderExcluir
  11. Muito curiosa para ler esse livro! Adoro essas histórias de superação!!
    Já tinha assistido o trailer do filme, mas estava com preguiça... erro meu, parece ser super interessante!! ^^

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha ficou linda Nana :)
    Só assisti o filme que é um dos meus favoritos, não li o livro mais acredito que é maravilhoso.

    Bjs
    Jéssica
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Ainda não li o livro nem vi o filme, mas tenho muita curiosidade de fazer os dois. A história parece ser bem interessante, e estou curiosa para conhecer essas mulheres fortes e corajosas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    A história parece interessante e intensa, principalmente por se tratar de um fato histórico.
    Fiquei muito curiosa para ler o livro. Adoro histórias de mulheres fortes e guerreiras!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li esse livro mais parece ser ótimo, as personagens do livro são mulheres admiráveis, assim como a autora. É um ótimo tema, beijos. <3 http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola Não conhecia o livro. o tema abordado merece destaque e deve vir recheados de emoções dos personagens. Protagonistas fortes sempre fazem do livro um referencial. Quero muito ler, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee. Gosto muito de livro com tramas polemicas. Não conhecia o livro nem o filme, mas fiquei aqui com uma ponta de curiosidade.
    Espero ler e ver o filme

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros que são inspirados em algum momento histórico. E principalmente quando retratam mulheres fortes e que lutam por seus direitos =)
    Vou anotar o nome do livro e com certeza verei o filme =)
    bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nana, tudo bem?
    Não conhecia esse livro mas a premissa dele é ótima, a resenha está ótima e fiquei com muuuita vontade de ler o livro. Já adicionei ele aqui a uma listinha especial de futuras aquisições.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    O tema do livro é muito importante. Até hoje tem muito preconceito e racismo no sul dos EUA, então imagino como deve ter sido nessa época.
    Apesar desse tipo de livro, muito histórico, não ser meu tipo, acho que leria esse só por causa do tema
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Jessuuuis eu desejo ler esse livro a 2564125679 anos o único motivo de não ter comprado ainda é porque custa o olho da cara (pelo menos da última vez que chequei estava muito caro), estou precisando ler livros sem romance ultimamente, e pelo que vejo o foco principal desse não é isso. xoxo!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro nem o filme, eles devem ser muito bom, pois tem um tema muito forte e que infelizmente ainda existe muito preconceito no mundo. Depois dessa sua resenha e de conhecer esse livro quero muito ler ele...
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente o livro não chamou minha atenção, a história tem pontos interessantes, mas mesmo assim, não despertou meu interesse, mas foi bom conhecer sua opinião sobre o mesmo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  24. Preciso ler esse livro, deve ser uma leitura forte e maravilhosa, temos sim, que saber o que acontecia naqueles dias, na verdade coisas que acontecem ainda hoje, mesmo que disfarçadamente. Adoro a premissa, adorei sua resenha e não conhecia o livro, então... Obrigada pela indicação.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  25. Olá ^^
    O livro parece ser incrível e com uma mensagem forte, isso fez com que ele entrasse para a minha lista de desejados.
    Olhando assim a primeira vista eu não imaginaria que ele carregaria uma história tão legal!

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Nunca li nada desse tema, mas é algo que me agrada bastante. Sua resenha está demais, conseguiu me deixar "roendo as unhas" pela leitura! Parabéns!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  27. Esse tema falado no livro é bem pesado e acontece até hoje essa discriminação, tanto racial, quanto dos direitos iguais das mulheres. Não sei se leria o livro por agora, tenho lido de Dezembro pra cá, livros com temas pesados que mexeram muito comigo e me deixaram em uma ressaca danada, livros com enredos pesados e polêmicos estou deixando passar, por enquanto. Mas o filme eu assistiria por agora sim,anotei a dica.

    ótima resenha viu?

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Esse é um dos livros que tenho vontade de ler por causa do tema central. Discutir o racismo é algo que precisamos fazer sempre, para que nunca mais aconteça. A coragem dessas mulheres e da própria autora, são inspirações para mim. Também quero assistir a adaptação em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Nana.
    Conheci essa história através do filme Histórias Cruzadas, e me encantei, corri pra comprar o livro.
    Adoro adquirir sempre mais informações sobre esse período e é incrível a trajetória dessas mulheres incríveis.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  30. Oie =) Eu não conhecia a história e nem vi o livro ;/ Sempre me interesse por essas temáticas marcantes.
    Vou procurar saber um pouco mais do livro. Adorei a sua resenha.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  31. Esse tema é o tipo polêmico e que deve ser falado que eu gosto de saber mais, ler mais. Ainda não conhecia o livro e me interessei demais, vai já pra wishlist, espero poder comprar e ler em breve!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir