17 de março de 2013

[Resenha] Preces e Mentiras


Postado por Carol Guimarães

Sinopse: Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças. Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.



Preces e mentiras foi uma leitura diferente das que usualmente leio,pois seu enredo descreve a história de uma família narrada por um de seus membros mais jovens,a Bethany.
Bethany tem sete anos e praticamente todo verão viaja para West Virgia's Coal River,um vale com o protótipo de cidade do interior,para visitar seus parentes.Apesar de possuir três irmãs,Bethany as veem como pessoas estranhas,pois para ela sua verdadeira irmã é sua prima Reana Mae que mora em Coal River e é em torno dessa menina super complicada que gira a narrativa construída pela Sherri Wood.

“Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas, daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se estivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.” Pág. 17
Assim como Bethany também cresci no seio de uma família movida pela fé e quando criança achava que a minha igreja católica era perfeita e idônea.
Contudo a medida que crescemos descobrimos que preces escondem mentiras e que as histórias de vida das pessoas são repletas de segredos e nós os escondemos tão bem que aparentamos ter uma vida boa,no qual não se tem sofrimento.
Em Preces e mentiras Bethany vai descobrindo que a vida possui nuances,que conforme as mentiras vão sendo reveladas o verdadeiro semblante das pessoas vai aparecendo e é possivel perdoá-las pelos seus erros e compreender o motivo pelo qual elas se escondem em suas preces e mentiras.



13 comentários:

  1. Foi um super livro que mecheu comigo, acho que por falar da memória celular de forma tão simples... Como vc mesma disse, uma leitura diferente, imaginava que iria encontrar uma história de amor trivial, mas foi além das fronteiras do amor já banalizado pela literatura, falar do amor, como simplesmente amor!

    @LiliansFarias

    lilianfarias_educadora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Não tinha lido nada a respeito desse livro mas com essa resenha, fiquei interessada, vai para minha listinha!
    Muito bom o post.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esqueci: leticiamartins03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Vi muitos elogios desse livro. Gente falando que o livro mexe mesmo ... e realmente estou instigado a lê-lo!
    Ótima resenha ^^
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem interessante, do tipo envolvente. Muito boa a resenha! Fiquei curioso!

    @affonsofelip

    ResponderExcluir
  6. Eu acho o enredo deste livro interessante, mas o que mais me chama atenção é ser narrado por uma criança,fico imaginando como ela viu todo este cenários de mentiras mascaradas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  7. Na verdade é a primeira resenha desse livro que eu leio e não sabia que tinha alguma coisa a ver com a igreja. Não gostei muito da capa, mas não sei se tem a ver com a história. Quero ler pois ultimamente a editora tem lançado uns livros muito bom desse gênero.

    silcrepaldi1981@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não li muitas resenhas sobre esse livro mas achei a capa muito bonita e a história interessante. Adoro livros narrados por crianças.
    Quero ler!!!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
    joycegadiolli@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma pessoa bem específica qt ao que gosto de ler, de duas uma ou é alta fantasia com sobrenatural ou é um livro que eu deito no divã e analiso rs...Preces e Mentiras parece ser o tipo que vou poder me esbaldar analisando os personagens...

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. Opsss esqueci do email e twitter:

    Bruna Costenaro: bruheadbanger@hotmail.com ou @BruFinland

    ResponderExcluir
  11. Esse livro sempre me chamou atenção já pela capa e, lendo a resenha, fiquei mais interessada ainda, pois o tempo e a maturidade às vezes fazem a gente se afastar de pessoas que foram muito importantes na nossa infância. Acho muito curioso também o livro ser narrado por uma criança, isso me deixa muito instigada a ler.
    pativeloso@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente quando somos crianças imaginamos que tudo é bom.
    Esse é um livro que estou há um bom tempo querendo ler. Espero poder ter a oportunidade :)

    ResponderExcluir
  13. Estou muito curiosa quanto aos segredos que envolvem a família da Bethany.
    A capa foi outro fator que me fez querer lê-lo.

    rossanakey@hotmail.com

    ResponderExcluir