1 de maio de 2013

[Resenha] A Escolha


Postado por Carol Guimarães





Sinopse: Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?




A escolha relata a história de um romance, porém não é aquele romance em que estamos acostumados a ler, esse livro vai falar de um amor de família: o amo incondicional.

Estamos na época de 1996 e Gabby está prestes a ter uma vida repleta de transformações e uma delas é de conhecer seu vizinho, Travis. Quando Gabby descobre que sua cachorra Molly ficou grávida e ela tem a certeza absoluta de que o pai dos filhotes de sua doce cachorra é simplesmente o boxer de Travis e então no desespero Gabby atravessa a cerca viva que divide sua casa da de Travis e tem uma séria discussão com ele acusando o seu cachorro de engravidar a sua amada collie puro-sangue.

Como diz o ditado ‘os opostos se atraem’ Gabby e Travis sentem uma energia muito forte entre os dois, porém a única coisa que eles têm em comum é o amor incondicional pelos seus cães e graças a esse encontro hilário eles acabam ficando próximos.

Apesar de toda a diferença entre os dois, Gabby e Travis começam a se acertar e a aceitar a atração que um sente pelo outro e é a partir daí o leitor perceberá a construção de uma relação forte em que o amor, companheirismo e principalmente a confiança prevalecem e formam a base dessa paixão avassaladora.


 “Ela estava começando a aceitar a realidade da atração que sentia por ele. Percebia que Travis era muito diferente dela e, mesmo assim, na presença dele, ela sentia a possibilidade de outro tipo de vida, uma vida que ela nunca havia imaginado que poderia ser sua.”

No decorrer da leitura, percebe-se que esse casal, completamente apaixonado, encontra um meio-termo entre as suas diferenças e consegue viver em harmonia, porém os anos vão passando e então esse meio-termo vai se abalando e brigas vão surgindo e tudo tem a sua conseqüência e a de Travis foi tridimensional, fazendo com que ele faça uma escolha e ter que tomar essa decisão sozinho causa muita dor; uma dor que nenhum ser humano é capaz de suportar. E a grande pergunta é:

 Até onde uma pessoa dever ir em nome do amor verdadeiro?
Entende-se que amor verdadeiro é aquele onde nada abala que resiste a qualquer dificuldade,o amor verdadeiro vai muito além do romantismo e do erotismo,é uma questão de empenho,trabalho,cuidado e um forte compromisso diário.

Acredita-se que esse amor é encontrar a pessoa perfeita,sem nenhum defeito,mas o que vemos nesse livro do Nicholas é totalmente diferente,pois a construção do amor verdadeiro entre Travis e Gabby foi através de muitas diferenças,contudo a paixão e a força de querer ficar perto fez com que eles construíssem uma barragem para as dificuldades e viver em harmonia.

O amor verdadeiro é diferente da paixão,ele não se concentra em coisas fúteis,mas se preocupa com os sentimentos,com os benefícios que o relacionamento traz e sendo assim Travis teve que fazer a sua escolha baseando-se nos benefícios e nos seus sentimentos por Gabby,mesmo que o seu casamento estivesse prestes a se dissolver,pois o que importou para ele foi o amor e tudo o que ele viveu com ela.

Quando li esse livro fiquei chocada,o desespero de Travis passou para mim e eu fiquei sem chão,ler A Escolha me fez refletir sobre muitas coisas,foi como se fosse eu ali no corpo de Travis tendo que escolher entre a vida e a morte.

Faço das palavras do Nicholas Sparks as minhas:

"Finalmente entendi o que significa o verdadeiro Amor. Amor quer dizer que você se importa mais com a felicidade da outra pessoa do que a sua própria. Não importa o quão dolorosas sejam as escolhas que você tiver que enfrentar... "

5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Nana! Já li A Escolha e curti bastante, apesar de não ter achado os personagens tão carismáticos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros lidos em 2012! A M E I!
    Me emocionei muito, além de ter tirado grandes lições de vida com o livro.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li esse livro, mas espero ler em breve. Eu to me decepcionando um pouco com o Nicholas, ele sempre usa a mesma fórmula nos livros dele, isso acaba se tornando cansativo... :/

    Beijokas da Mylloka :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Mylla sobre o Nicholas estar usando a mesma fórmula para seus livros e isso esta me deixando maluca,pois são as mesmas histórias,mas essa me chamou a atenção...Não sei se é pelo fato de ser um pouco sem "romance" ou por me fazer refletir sobre o amor verdadeiro.
      Obrigada pelo comentário ;)
      beijokas...

      Excluir
  4. Acredita que ainda não li este livro???
    Mas, está aqui na lista para serem lidos.
    É que os livros de Nicholas tem que ser lidos em momentos especiais...
    Adorei sua resenha e obrigado por sua visita no blog. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir