14 de novembro de 2013

[TOP5] Bibliotecas pelo Mundo


Postado por Carol Guimarães

"No Egito as Bibliotecas eram chamadas de Tesouro dos Remédios da Alma.De fato é nelas que se cura a ignorância,a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." - Jacques Bénigne Bossuet
Realmente Jacques Bossuet estava certo quando disse que é nas bibliotecas que se cura a ignorancia,,como diz uma frase em latim que está inscrito na entrada da biblioteca do Monastério de Wiblingen "Em quo omnes thesauri sapientiae et Scientiae",ou seja,dentro das bibliotecas estão armazenados todos os  tesouros do conhecimento e da ciência.

E apesar de termos esses tesouros guardados,esses monumentos que estão espalhados pelo mundo,são roteiros para vários turistas visitarem e o Fome e Vontade de ler vai apresentar 5 bibliotecas que o leitor em uma de suas tantas viagens não pode deixar de fazer uma visitinha!
Bora conferir?!



1. Biblioteca Nacional do Brasil,Rio de Janeiro

É uma das bibliotecas mais lindas que já conheci e foquem,ela é brasileira!Então Gulosos vocês que estão de malas prontas para o Rio de Janeiro reservem sua visita para um dos monumentos históricos considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, como a maior biblioteca da América Latina.

A biblioteca Nacional tem mais de oito milhões de obras raras, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal. 













2. Biblioteca do Monastério de Wiblingen,Alemanha
Como dito no começo da postagem esta biblioteca tem uma das frases mais perfeitas para uma biblioteca:

 "Aqui estão armazenados todos os tesouros do conhecimento e da ciência"

Então leitores sinta-se em casa para apreciar seu acervo de 15.000 manuscritos, dentre outros documentos do século XV.

A famosa biblioteca do mosteiro Wiblinger tem o tamanho e toda suntuosidade e luxo de um lugar sagrado. O afresco do teto feito pelos artistas  Martin Kuen e Dominic possuem  1750 desenhos diferentes dando ainda mais charme a essa biblioteca. O estilo rococó é predominante na decoração da biblioteca.











3. Biblioteca Bodleian,Oxford
Criada em 1602, a biblioteca da Universidade de Oxford é uma das mais antigas da Europa.

Com 11 milhões de itens, a construção conta com diversos objetos históricos como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro fólio de Shakespeare e quatro exemplares da Carta Magna.

















4. Biblioteca do Congresso dos  Estados Unidos,Washignton
Inaugurada em 24 de abril de 1800 pelo presidente John Adams, ela possui mais de 144 milhões de itens, o que inclui material em mais de 470 idiomas, livros impressos, manuscritos, material em áudio, mapas e gravuras, dentre outros. Ela possui a maior coleção de livros raros da América do Norte além de constar em seu acervo uma das cópias restantes da Bíblia de Gutenberg.  Parte do seu patrimônio está sendo digitalizado e, portanto, tornará acessível a qualquer leitor.

Curiosidades a parte vocês sabiam que essa biblioteca faz o arquivamento de todos os tweets públicos postados desde o lançamento do Twitter, em 2006, até 2010? Então não pirem porque ao todo, são cerca de 170 bilhões de mensagens.

Huuum...será que os meus tweets estão arquivados em Washgnton?!














5.Biblioteca do Mosteiro de Strahov,República Checa
É a biblioteca que mais tem história para contar,são tantos episódios que ela já passou que eu nem vou ficar relatando para vocês,precisarei de mais de um mês aqui para contar os fatos dessa biblioteca.

O mais interessante dessa biblioteca é que ela é uma delícia para aqueles que amam teologia e filosofia,são mais de 200.000 volumes de pura dedicação e estudo!









1 comentários:

  1. Meu Deus . Que perfeições ...
    Sinceramente ? Não sabia que a biblioteca do Rio era considerada a maior da America Latina, eu nem sabia que existia uma tão grande. ARGH !
    Preciso visitar !!!

    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir