5 de dezembro de 2013

[TOP5] Os Monstros da mitologia grega


Postado por Carol Guimarães

Bom dia Gulosos!
Primeiramente perdões por ter que mudar o endereço do Fome e Vontade de Ler,mas foi preciso,ou era isso ou o blog seria bloqueado!Então peço humildemente que vocês Leitores que estão lendo esse TOP5 me ajude a espalhar o novo endereço do blog nas redes sociais para evitar certos transtornos! E agora o blog está sendo acessado como http://fomevontadeler.blogspot.com.br/Por Favor divulguem!

E como eu sou fanática por mitologia grega li uma matéria na Super Interessante sobre 5 monstros e criaturas dessa mitologia,pois sabemos que a Grécia mitológica era povoada não apenas por deuses e mortais – mas também por inúmeras criaturas híbridas, espíritos naturais, bestas assustadoras e seres infinitamente sedutores.

Bora conferir o TOP5 de hoje?!


  • Górgonas
 



Medusa nem sempre foi um monstro: no início, ela era uma mulher de rara beleza, assim como suas irmãs, Esteno e Euríale. Certa vez, as três ousaram dizer que eram mais bonitas que as deusas. Como punição, dentes de javali rasgaram suas gengivas, e suas longas madeixas se transformaram em víboras venenosas. A partir de então quem as olhasse viraria pedra.

  •  Tifão


Tifão eis o monstro mais horroroso da mitologia!Filho de Gaia e Tártaro,nasceu com cem cabeças de serpente, com línguas sibilantes, e era tão alto que roçava as estrelas.Esse Gigante possuia braços tão desproporcionais que tocava ao mesmo tempo o Ocidente e o Oriente. 

E olha que terrível que ele era:quase destruiu os deuses olímpicos,chegou a arrancar os músculos e tendões de Zeus e os guardou numa caverna. Hermes e Pã conseguiram resgatar os pedaços do deus supremo e reconstruíram seu corpo. 

Depois desse ocorrido Zeus não aguentou mais e  soterrou Tifão sob uma montanha!
  •  Équidna


Batizada como sendo a  Mãe dos Monstros, Équidna tinha metade do corpo em forma de serpente e a outra metade na forma de mulher. Alguns mitos dizem que ela era filha dos titãs Fórcis e Ceto; outros, que foi gerada por Tártaro e Gaia.

E para o terror da humanidade da pavorosa união de Équidna e Tifão nasceu uma legião de monstros. Entre os filhos do casal tétrico, estão Cérbero, o cão de três cabeças que guardava as portas do inferno; a Hidra de Lerna, com corpo de cachorro e dezenas de cabeças de serpente; a esfinge que assolou Tebas; e a Quimera.
  •  Sereias

 Ah!As encantadoras dos marinheiros,conhecidas atualmente como sendo belas mulheres com rabo de peixe.Mas não se deixem enganar,na Grécia mitológica, as sereias eram monstros com corpo de pássaro e rosto humano. 

Apesar da aparência grotesca, tinham vozes hipnóticas: seus cantos atraíam os marinheiros, fazendo com que os navios naufragassem contra os rochedos da ilha de Capri. Odisseu foi o único que ouviu seu canto e viveu para contar a história. Ao navegar por Capri, ele ordenou que seus companheiros o amarrassem ao mastro do navio – e mandou que todos os outros marujos tapassem os ouvidos com cera.
  •   Hipocampos

Sempre presentes no séquito de Poseidon, os hipocampos eram animais marinhos, metade cavalo e metade peixe. Puxavam a carruagem do deus Poseidon e também serviam de montaria às belas nifas nereidas.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário