9 de abril de 2014

[Resenha] Entre o Amor e a Paixão


Postado por Carol Guimarães


Sinopse:"Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.
Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?




Em primeiro lugar eu dedico essa minha resenha para as mulheres que viveram na Primeira Guerra Mundial,vocês foram as pessoas mais corajosas que eu pude conhecer através desse livro.

Entre o Amor e a Paixão não é apenas um livro que narra sobre um romance;é um livro que narra nos mínimos detalhes a época da primeira guerra mundial.Uma época repleta de transformações,no qual observamos o esforço das pessoas em sobreviver.

Quem ganhou destaque nessa guerra?

As mulheres!Sim meus leitores foram as mulheres,pois enquanto seus maridos,filhos e pais iam para o combate,essas mulheres tinham o dever de sobreviver,de sustentar uma família.Mulheres estas que a sociedade as viam como meras reprodutoras e donas de casa.

A medida que os homens morriam nas trincheiras,as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas para colocar comida dentro de casa ou iam ao encontro dos soldados feridos nos campos de batalhas, servindo como enfermeiras.

Meu muito obrigada mulheres,pois se não fossem por vocês atualmente ainda estaríamos vivendo em um mundo de desigualdade,onde os homens nos trataríamos como meras empregadas domésticas.

"Belle podia ver que a guerra tinha mudado muitas coisas.Em 6 de fevereiro,mulheres com mais de 30 anos conquistaram finalmente o direito a voto.[...]Algumas das sutilezas sociais que Belle e Mog tiveram que aprender quando chegaram a Blackheath foram praticamente extintas.Distinções de classe eram menos marcadas agora,pois as pessoas se juntavam no luto pela perda de entes queridos.Mulheres de sociedade misturaram-se a garotas da classe trabalhadora pelo esforço de guerra[...][...]As mulheres haviam se mostrado à altura dos desafios dos tempos de guerra e não apenas assumiram empregos tradicionalmente masculinos[...]Ninguém mais ficava surpreso ao ver mulheres dirigindo bondes elétricos e ônibus[...]Fábricas,fazendas,lojas e escritórios por toda a Inglaterra tinham tantas mulheres quanto homens em seu quadro de funcionários,e as mulheres podiam até mesmo entrar em uma taberna sem causar espanto."-pág 377
Entre o Amor e a Paixão é a continuação da história de Belle (leia a resenha do livro aqui),a jovem que foi sequestrada e levada para ser prostituta nos EUA.No primeiro livro Belle Cooper dá um show de coragem e nesse segundo livro ela não deixou a desejar....

Estamos no ano de 1914,Belle agora é uma moça de família,casada com Jimmy e proprietária de uma loja de chapéus.Ela tem uma vida feliz,mas sua felicidade dura pouco,pois há rumores pela Europa que uma guerra de nível mundial está prestes a acontecer.

Sendo assim alguns meses depois Jimmy decide se alistar para o exercito inglês afim de ajudar o seu país e Belle se vê em um caos,mas como sabemos essa garota não é de ficar parada.Então ela acaba indo trabalhar para a Cruz Vermelha como enfermeira.

No decorrer da guerra Belle topa com Etienne que agora é um sargento do exército Francês e ela se vê Entre o amor e a paixão.....

O que será que o destino reservou para Belle?

Com uma escrita detalhada Lesley Pearse nos faz viajar ao tempo,nos encantando mais uma vez com a coragem e determinação de seus personagens.

Etienne,Belle,Jimmy,Mog e tantos outros personagens nos mostra mais uma vez que quando amamos verdadeiramente alguém somos capazes de ir ao inferno para salvar suas vidas e que quando o destino une novamente duas pessoas é para sempre.

"A guerra havia tirado muita coisa de todo mundo,independentemente da profissão ou circunstâncias pessoais,o medo de perder entes querido,a dor quando os perdiam,o racionamento,os bombardeios e todas as outras dificuldades,incluindo o horror da gripe que surgira no final.Mas tudo isso estava acabado agora;Belle lera em um jornal que aquela era "a guerra para acabar com todas as guerras."Ela esperava que sim."-pág 469

Book Trailer



Beijos Pão de Queijo! 

9 comentários:

  1. Linda sua resenha, Flor e com certeza eu quero ler este livro rs.
    Gosto deste estilo literário e sei que terei uma ótima leitura.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa.. parece lindo. Ainda não li o 1º livro, mas agora me interessei.
    Deve ser uma bonita história de amor envolvendo escolhas e os sofrimentos reais vividos por muitas pessoas durante a guerra.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. A história do livro parece ser interessante, mas se ela trai o esposo, já não gostei. A capa está linda!

    Tony

    http://dicassliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo bem?
    Romance não fazem muito o meu gênero mas esse me chamou bastante a atenção. Acho bem legal esses livros que tem uma bagagem histórica, e esse parece ter uma ótima.
    Espero ter a chance de lÊ-lo um dia pois sua resenha me chamou bastante a atenção. Já anotei a dica aqui.
    Grande abraço.

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia do livro,guerra,mulheres...tudo isso me chamou a atenção...é bem diferente e parece bem denso,curti muuuuito.
    Sua resenha ficou maravilhosa.


    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pelo primeiro livro (Belle), e quando soube que teria outro entrei em desesperado para compra-lo logo. O problema é que até agora não tive tempo para ler e tua resenha me deixou ainda mais desesperada e ansiosa kkk

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor! Linda resenha! Eu tenho uma culpa imensa quanto os livros da autora, Belle, eu tenho, comecei algumas vezes e acabei parando! Não por não gostar, mas por falta de tempo, e muitos livros de parceria! Quero voltar a ler logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana;
    Eu li esse livro e achei que foi bem legal no que se referiu a guera e a posição das mulheres naquele período da história. No primeiro livro que conta a saga de Belle eu torci para que Etienne fosse mais visível e presente e até que ficasse com ela, no entanto nesse achei muito sem sentido o reencontro de ambos e o lance dela passar a imagem de que o marido era um tanto morno.
    Enfim, preciso até reler para rever alguns conceitos, visto que tem muito tempo que o li.
    Beijos e parabéns pela excelente resenha.
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  9. Carooooool, tudo bem?

    Sinceramente, desde o lançamento de Belle, não tive um pingo de vontade de lê-lo. Sabendo que tem continuação, menos ainda hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir