22 de julho de 2014

[Resenha] Tigana,parte I


Postado por Carol Guimarães


 Sinopse: Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia. 





Tigana é um livro fantástico que surpreende o leitor com seus mitos e magias. O livro relata a história de um país, chamado Tigana, que foi oprimido e amaldiçoado pelos seus conquistadores, mas a sua nação nunca perdeu a esperança de um dia poder ouvir o nome de sua terra natal.

Tudo começa na península de Palma, onde nos deparamos com o primeiro personagem. Devin é um jovem músico da Baixa Corte, que decide sair da vida no campo e se juntar a uma trupe de músicos andarilhos para mudar de vida.

No meio do caminho Devin conhece Alessan e Catriana, que se juntaram a trupe, mas mal sabe esse jovem que sua vida se transforma com a vinda desses dois músicos.

Alessan é o último Príncipe da antiga nação Tigana e se junta a Baerd para recuperar o que sobrou de seu país e libertar seu povo.

O Príncipe Alessan é o nosso herói de toda essa história, nunca vi um personagem que não tem medo de se arriscar tanto para ver seu povo livre. Alessan tem um amor imensurável pela música e é muito fiel aos seus amigos, porém não é tão cativante como os personagens secundários. Mas quem não se fecharia vendo seu país sendo destruído sem compaixão?

E por outro lado, o leitor será apresentado ao mundo da magia com dois grandes personagens que através desse poder governam os territórios da Palma: Brandin e Albérico.

Uma das coisas mais intrigantes desse livro foi me deparar com um vilão amoroso. Brandin tem uma capacidade de amar incontestável e não tem como você não se apaixonar por esse personagem. Já Albérico, o que falar dele? É um verdadeiro tirano, que ordena execuções sem arrependimentos.

O que o autor, Guy Gavriel, fez ao criar esses personagens é algo fantástico, como diz o editor no começo do livro “a grande força desta obra é precisamente a ambiguidade moral dos seus personagens”, pois o que se percebe é uma inversão de papéis entre heróis e vilões, sendo que tanto Brandin pode ser considerado vítima, como Alessan um monstro que faz qualquer sacrifício para alcançar o que deseja.

Tigana é uma obra extremamente complexa, no qual Guy Gavriel, considerado um herdeiro de Tolkien, constrói um mundo em cima de uma Itália medieval, com personagens marcantes e uma escrita extremamente detalhada, com suas religiões, seus costumes e lendas.

Aviso desde logo que não aconselho a todos os leitores lerem essa obra, pois por ser rica em detalhes você acaba se perdendo em alguns momentos, portanto indico Tigana para os amantes de fantasia.

Ademais quero parabenizar a Saída de Emergência pelo excelente trabalho, uma tradução incrível, uma diagramação impecável com folhas amareladas para dar certo conforto ao leitor e os mapas que encontramos ao longo do livro ficaram impecáveis.

Uma curiosidade sobre Tigana é que em sua versão original ele é em único volume, mas que foi dividido em duas partes, a primeira denominada “A lâmina na alma” e a segunda com o nome “A voz da Vingança” na tradução portuguesa, acredito que para facilitar na leitura.

“Tigana conta uma história poética e poderosa sobre a força da política e da religião,o custo do sangue e o preço do amor.” – Nota do Editor. 


17 comentários:

  1. Saída de Emergência, vem crescendo cada vez mais e mais. Ainda não li Tigana e pelo que acabei de ler em sua resenha é uma excelente dica, gênero fantasia. Rico em detalhes, muita magia e ação. Uma boa!!
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nizete!Tudo bem?
      Pois é a SdE está crescendo e fazendo os leitores pirarem \o/ Tigana é um excelente livro para quem ama uma fantasia e aposto que você vai amar conhecer esse reino esquecido....hehehe
      Beijoss!!!!! e Obrigada pela visitinha :D
      Volte sempre!

      Excluir
  2. Que incrível!!!! :D
    Amo histórias assim!
    Obrigada pela dica, Ana <3
    Quero muito ler esse livro maravilhoso!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaahhh Jéssica você por aqui minha Gulosa!!!!
      Eu sei que você vai amar ler esse livro \o/ Ainda mais você que ama uma fantasia e homens guerreiros hehehe
      Obrigada pela visitinha e volte sempre :D
      Beijos Pão de Queijo!

      Excluir
  3. Oi Nana!
    Esse livro não faz muito meu estilo de leitura.
    Mas fico feliz que gostou.
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi Nana, tudo beleza?
    Tigana é um livro que está na minha lista de desejados para ler ainda em 2014, e a lista é longas. OMG!
    Adorei sua resenha, fiquei tão imersa lendo sua opinião sobre o livro que parecia que eu estava aqui agora com o próprio livros em mãos. Quero ler sim, agora ainda mais, você me fisgou. Obrigada.
    Beijos
    Razão e Resenhas
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/10/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa Nana
    Um vilão bem atipico esse né?
    Não lembro de ter visto nenhum assim.
    Agora sua cara de pau, vai ter que me dar ele. Não quero falir mais. hehehehe
    Linda resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nana como adoro fantasia estou na lista dos que devem ler esse livro, adoro temas com magias, será interessante ver um vilão dócil e outro arrogante . Está entrando em minha lista de leitura. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Encantei-me com a premissa deste livro depois que li a resenha da Jéssica, do Books and Movies. Ela estava tão surpresa quanto você com a qualidade da obra e sua complexidade. Segundo ela, era um livro imperdível aos amantes de fantasia e percebo que, de fato, não posso deixar de lê-lo. Sua opinião apenas reforça a minha decisão de ler a obra, flor! Adorei!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. achei a historia incrivel...
    Gosto de livro que personagens tem um mix e bom com ruim,bem a vida real mesmo,mais te confesso que seria um livro que eu me perderia na leitura sabia?
    Gosto de livro que sao ricos em detalhes mais acabo me perdendo em livros assim...
    mais entao,sua resenha ficou boa,detalhada e sincera adoro isso..
    e vc escreve super bem..
    bjssss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana, tudo bem ?
    Ouvi falar muito bem sobre esse livro durante o período de lançamento dele mas depois disso parece que ele ficou meio de lado e eu não fui procurar saber mais. A sua foi a primeira resenha que eu vi e pelo que você relatou é um dos meus gêneros favoritos o que me deixou com muita vontade de lê-lo.
    Adorei sua resenha.
    Abraços

    Italo T.
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Os livros da SdE na verdade não para todos, eu já tentei ler e abandonei, mas da para perceber e sua resenha mostrou o quanto o livro é bom. Pra quem é amante de fantasia é uma otima pedida
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana.
    Eu não me interesso por esse livro por város motivos: a complexidade, a história, o excesso de detalhes, me disperso fácil demais em narrativas desse tipo.
    Curto demais literatura fantástica, mas escolho sempre por algo simples, leve, bem descontraído.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Eu já me encantei, desencantei e hoje não sei mais se quero ler...
    Apesar de todo mundo ter uma opinião positiva, fico meio assim. rs

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  13. Saída de Emergência é uma diva! Pense num dos selos que eu realmente morro de vontade de ler os livros. Só fantasia D: Furo do meu bolso, e o legal é que fura mesmo, porque os livros sempre são bem carinhos D: PRECISO DE UM DESCONTO.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Gosto de fantasia e pelo que tu comentou o livro deve ser incrível, mas tô com um probleminha de falta de foco e acabo me perdendo com livros que tenham muitos detalhes. :(

    Por medo de acabar abandonando a leitura, acho que vou deixar anotado aqui para ler no futuro, quando minha cabeça estiver menos cheia e mais centrada!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Nana, vulgo Carol, tudo bem?

    Menina, acredita que eu não consigo encarar os livros da Saída de Emergência? Eles são tão cheios de detalhes que eu me perco sempre. Aí já viu. Une a preguiça ao fato de eu não entender nada e dá no abandono do livro dashuidhuasd.

    Beijos

    ResponderExcluir