26 de agosto de 2014

[Resenha] Colin Fischer


Postado por Carol Guimarães

Sabe aquele livro que abre os seus olhos para uma nova realidade? Pois bem, Colin Fischer foi uma leitura gratificante, com uma pitada de humor. Ashley Edward e Zack Stentz nos mostram uma realidade que muitos ainda desconhecem.

Sinopse: Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…

Bem - vindo ao mundo “nerd” de Colin, meus Gulosos!


Colin Fischer tem 14 anos e possui várias manias. Portador da síndrome de Asperge; Colin carrega cartões de memorização com expressões faciais e um caderno bastante usado para todos os lados. É nesse caderno que ele guarda informações sobre pessoas que o cercam diariamente, e é através de muitas destas informações que ele acaba desvendando um crime.

O livro começa narrando o retorno das aulas de Colin. No qual ele percebe que quase nada mudou. Permanecem os mesmos garotos valentões e as mesmas garotinhas mimadas correndo atrás destes para conquistá-los.

Porém, a vida de Colin começa a mudar quando um revólver dispara na cantina, e ele é o único que pode investigar o caso.
Colin tem apenas uma certeza: Wayne Connelly, o garoto que vive fazendo bullying para com ele, não foi a pessoa que disparou a arma.

Por ser um observador incontestável e ter uma inteligência exorbitante; Colin descobre quem é o verdadeiro culpado e descobre, também, que a vida não precisa ser tão complicada.

Colin Fischer não é apenas um livro sobre um detetive jovem e suas peculiaridades, mas é um livro que apesar de sua escrita divertida, acaba abordando uma critica social em torno da segurança escolar. Afinal, como uma arma entra em uma escola sem ninguém perceber? Cadê a segurança que muitas escolas asseguram?  Mas, não é só este questionamento que nos sobrevém sobre a historia de Colin. 

Somos levados a nos questionarmos também sobre o que leva um adolescente a portar uma arma e levá-la ao seu ambiente escolar.

Outro tema polêmico abordado no livro foi a Síndrome de Asperger. No começo do livro percebemos que Colin não é um menino normal, ele tem dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina. Mas por outro lado ele tem inteligência acima da média. Essas características são de pessoas que possuem a Síndrome de Asperger. Ashley e Zack chamaram a atenção para essa Síndrome, pois ela é pouco conhecida pela população fazendo com que os próprios portadores nunca se apercebam da sua condição nem as pessoas à sua volta compreendam realmente a condição do portador.

Colin possui uma personalidade forte, avalia todas as situações com a razão; mas ele possui um carisma incrível pelas pessoas que  ama, apesar de não conseguir demonstrar com afetos.

Enfim, se existe uma palavra para expressar sobre o livro Colin Fischer, seria EDUCADOR. Sim meus Gulosos, esse livro apesar de sua simplicidade e humor; carrega uma lição, e chama nossa atenção para tantas coisas que vivemos no dia a dia e nem enxergamos, por isso super recomendo.

Beijos Pão de Queijo!

20 comentários:

  1. Oi Oi Oi... Menina que livro perfeito, com temas bem fortes abordados . Realmente a Síndrome de Asperger é pouco conhecida e poucas vezes ouvi falar dela, creio que só em uma série de tv que não lembro o nome agora. =)
    Sua resenha me deixou louca para conhecer a história de Collin, vou colocar na minha pequena lista de futuras leituras aqui. ;)
    Bjus
    Juh
    http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jubs! Tudo bem?
      Verdade que a Síndrome de Asperger é pouco conhecida,acredita que descobri a existencia dessa síndrome pelo livro de Colin? hehehehe Acredito que temas fortes como essa síndrome e o universo escolar deveria ser mais debatido na literatura.
      Obrigada pela visitinha e volte sempre :D
      Beijos Pão de Queijo!

      Excluir
  2. Ótima mensagem ao chamar a atenção para o problemas da síndrome mas não me desce livros que jogam o personagem principal numa situação muito singular. O fato de ele ser o único que pode resolver o caso fica bem estranho. Gostei da resenha apesar de não ter ido com a cara do livro.

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2014/08/ja-mateis-por-menos-de-juliana-cunha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo! Tudo bem?
      Obrigada por gostar da resenha e visitar o FVL \o/ Quando comecei a ler Colin Fischer achei um pouco jovem demais,mas é um livro que vale a pena ser lido pelas várias criticas que os autores fazer.
      Beijos Pão de Queijo!

      Excluir
  3. Nossa! Através de sua resenha conheci ou acordei para a síndrome de Asperger. As vezes vimos fatos acontecerem mas, não ligamos uma coisa a outra justamente pela falta de informação. Fiquei muito interessada no livro, devo agradecer em parte por sua bem feita resenha. Valei pela dica, já adicionando na listinha de desejados.

    Bjoca
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizete!Tudo bem?
      Aaaahhh que bom que gostou da resenha,fico muito honrada com isso :D e obrigada pela visitinha!
      Bem super recomendo ler Colin Fischer,é um livro curtinho,informativo e bem estruturado.Aposto que você vai amar.
      Beijos Pão de Queijo!

      Excluir
  4. Oi, Carol!

    Já vi muito sobre o livro, mas confesso que é a primeira resenha que leio e confesso que estou bem curiosa e com vontade de ler.
    Espero gostar da história e aprender mais sobre o universo do livro.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fer!
      hehehehehe Colin Fischer é um livro e tanto :3 eu estou apaixonada por ele! Vale muito a pena ler \o/
      Beijos Pão de Queijo!

      Excluir
  5. Oi Flor! Essa obra não teria me chamado atenção se eu tivesse o visto em uma livraria! Por exemplo! Mas depois da sua resenha, ele me ganhou, eu amo livro humorados, que me fazem pensar, e com personagens carismáticos! AMO personagens assim! Parabéns lindona!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Tudo bem?
      Nossa obrigada pelo carinho.
      Pois é Colin Fischer seria um livro que se eu tivesse visto em uma livraria não chamaria a atenção,aliás quando eu recebi para resenhar não tinha dado muito crédito na leitura,depois vendo as resenhas do pessoal acabei me empolgando e não é que eu me apaixonei pelo Colin? hehehehhe
      Beijos e obrigada \o/
      Volte sempre!

      Excluir
  6. Bom dia Nana, tudo bem?!
    Se não me engano, essa é a primeira resenha que leio desse livro. Já tinha visto ele em sites de compras, mas nunca dei muita atenção para o mesmo. Adorei os pontos que você destacou, desde a síndrome até o fato da segurança escolar. Sério mesmo, não fazia ideia da obra que estava deixando passar. Vou adicionar na minha estante do Skoob e espero poder lê-lo em breve!

    Mil beijos e obrigada pela dica maravilhosa =)
    Cássia
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIAAAA CÁSSIA!
      Obrigada por ter gostado da dica,fico feliz que você tenha gostado da resenha. Colin Fischer é um livro educador,no qual todos deveriam ler!
      Beijosss e obrigada pela visitinha \o/

      Excluir
  7. Oi Nana, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha, ela me fez ter vontade de pegar o livro e dar mas uma chance. Digo isso porque li até a página 60, mais ou menos, mas não estava tão confiante, mas vi que deveria ter continuado, sei lá, sua resenha me animou kkk.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio! Tudo ótimo e você como está?
      Aaaahh por que abandonou o Colin? Bem até a página 100 o livro é um pouco chatinho,mas ele nos mostra uma realidade que poucos conhecem e vale a pena ler.NÃO DESISTA \O/
      Beijosss e obrigada pela visitinha :D

      Excluir
  8. Ola Nana gostei muito da sinopse, primeiro por conta de descobrir quem atirou, por querer saber mais sobre essa síndrome e depois comentar também a questão da segurança na escola como mãezona já viu. A resenha nos faz quere ler o livro logo para descobrir tudo. beijos e mais um para lista de livros desejados

    ResponderExcluir
  9. Sempre que olho a capa desse livro lembro do scooby doo, não sei se foi a intenção, mas lembra demais.
    Esse livro ta na minha listinha dos desejados, achei incrível a história, bem diferente e interessante. Parece que trata de maneira leve, assuntos pesados, que nos traz muita tristeza.
    Gostei da resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Já conhecia o livro e sempre tive muita curiosidade de ler, não entendi muito bem essa síndrome,vou pesquisar mais sobre.
    Muito boa sua resenha, vou tentar lê-lo ainda esse ano, a história em si é bem interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia esse livro acredita?
    Sou fã de livros que tenha um plano de fundo como doença '-' kkkk sério. Acho interessante a abordagem do autor; geralmente nos faz pensar mais na vida e aproveitá-la de modo sadio. Conheço um pouco dos dramas de quem tem Síndrome de Asperger e por conta disso, me interessei muito pelo livro. Vou ver se consigo adquirir logo :D
    Maravilhosa resenha!! *-*

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga
    Pela capa não compraria ele, mas após ler sua resenha, achei interessante a temática do livro, pois uma pessoa tão jovem ser detetive ainda realmente descobrir quem fez, eu acho maravilhoso.
    Adorei mesmo a resenha e vou tentar comprar esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Bom sua resenha é a primeira que leio, confesso que logo que vi o livro pela primeira vez esperava algo bem diferente do que encontrei sua resenha, ainda mais no fim que você citou o que ele pode nos trazer.
    Sempre fui fã de detetives e com toda certeza vou gosta desse livro.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir