5 de setembro de 2014

[Resenha Premiada] Reconstruindo Amélia


Postado por Carol Guimarães


Sinopse:Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.

Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.


Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?


Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:


Amelia não pulou.


Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.





Tudo começa com um telefonema interrompendo uma das mais importantes reuniões da ilustre advogada Kate Baron; e para a sua grande surpresa era o diretor da escola de sua filha avisando que Amélia foi suspensa e precisava que a mãe viesse buscá-la.

Indignada com o telefonema Kate interrompe a reunião em direção à escola Grace Hall, pois para essa mãe sua filha era sensata e inteligente o suficiente para não cometer uma falta tão grave que a  levasse a receber uma suspensão.

Fazendo de tudo para chegar o mais rápido possível na escola, Kate é surpreendida: Grace Hall estava uma loucura. Haviam carros de bombeiros e de polícia em todo o quarteirão, sem contar o desespero dos pais e dos alunos. Uma aluna havia se jogado do telhado da escola e não era uma aluna qualquer, mas sim sua filha, Amélia.
Kate foi reportada que Amélia teria se suicidado, mas no decorrer dos dias recebe uma mensagem no celular alegando que sua menina não pulou, e é a partir daí que a brilhante advogada Kate Baron se transforma em detetive e tenta reconstruir a vida de sua filha Amélia.

Reconstruindo Amélia foi uma leitura gratificante e agradeço muito a Nathy do Segredo entre Amigas por me indicar o livro. E agradeço imensamente a Thainá, por dar seu toque profissional nessa resenha!

Se há uma palavra para retratar a obra, seria perfeição. Sim meus Gulosos, Reconstruindo Amélia é um livro muito bem programado. Cada detalhe, desde as vírgulas às imensas descrições, são de extrema importância para desvendar a morte de Amélia.

Kimberly McCreight soube usar com maestria a alternância de capítulos e os dois tipos de narração, pois em um capítulo temos Amélia relatando a história e no outro encontramos Kate investigando cada detalhe sobre a morte de sua filha. Sem contar que para deixar mais perfeito a escrita, Kimberly liga um capítulo ao outro com postagens de facebook da Amélia, com mensagens de textos do celular, e-mail’s e até um diário antigo de Kate; fatos importantíssimos que não podem ser deixados de lado sobre a investigação.

Ademais, temos os personagens e suas personalidades fortíssimas que me instigaram muito.

Vivenciamos de perto uma menina de 15 anos, extremamente inteligente que vive uma fase de sua vida mais crítica: a adolescência. É nessa etapa da vida que nos conhecemos e amadurecemos socialmente, digo que é a parte mais chata, pois tudo é novo e complicado demais, e para Amélia não foi diferente.

É na adolescência também que presenciamos um tema muito debatido e que ocorre diariamente em toda escola: o bullying. O tema foi plausível na obra, e muito próximo da realidade, devido à crueldade e o desrespeito com que trataram Amélia.
Outra personagem bem elaborada foi Kate, uma jovem que viu sua vida se transformar ao descobrir que estava grávida, mas nunca viu sua filha como um erro. Ela apesar de ter tido a chance de não ter Amélia, continuou firme no seu caminho, e se transformou em mãe e ao mesmo tempo em uma advogada bem sucedida.

Uma das críticas que Kimberly faz no livro foi o fato de conhecermos realmente as pessoas. Como Kate tinha um trabalho que exigia muito dela, sempre deixava de lado o tempo de sentar e conversar com a filha e conhecê-la melhor. Com isso eis a grande pergunta que a autora faz para os pais: Vocês conhecem seus filhos? E nos leva a nos questionarmos: conhecemos as pessoas que se encontram ao nosso redor?

Sem mais delongas deixo aqui minhas palavras: Leiam esse livro! Reconstruindo Amélia é um livro inteligente, crítico e assustador sobre a vida de uma jovem e a catastrófica história sobre o universo escolar.

E para deixá-los mais curiosos deem uma passadinha no Frases da Semana(clique aqui), selecionei alguns quotes de Reconstruindo Amélia para vocês!



Mas é claro que eu não deixaria esse livro eletrizante passar batido. Teremos Resenha Premiada de Reconstruindo Amélia; basta você comentar a resenha e deixar nos comentários seu e-mail ou facebook, que você já estará participando \o/Boa Sorte!


Beijos Pão de Queijo!

23 comentários:

  1. Carol, sua resenha foi a primeira que eu li sobre esse livro, e jamais em um milhão de anos eu iria imaginar que o livro falava sobre um assassinato, Pelo que eu entende a Mãe da Amelia começa a investigar por que sua filha suicidou e vai descobrindo que tem mais coisa por debaixo deste balaio e assim os fatos vão ficando interessante, eu não sou muito chegada em mistério policial mas esse livro ganhou minha curiosidade.

    loucaescrivaninha.contato@yahoo.com.br
    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.
    Obrigado por me apresentar ao livro, eu não tinha o visto ainda.
    É realmente é um enredo que te faz querer ler, fico me pondo no lugar dessa mãe que não sabe se a filha se suicidou por não a conhecer direito. O que é uma realidade. Muitos pais não conhecem seus filhos, filhos não conhecem muito os pais, amigos ou parentes. É um tema bem vivo.
    Enfim, quando comecei a ler a resenha pensei que seria uma história de mae e filha brigando e não um assassinato. Adorei o modo que você mostrou o livro, porque assim o mistério me prendeu. Gostei bastante.
    Obrigado mais uma vez e beijinhos.
    Twitter: lala_navy
    Face: https://m.facebook.com/lais.rodrigues.9634?ref=bookmark

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    estou em choque!
    Meu Deus que história!
    Eu como mãe fique completamente chocada. A gente acha que conhece os filhos, pelo menos eu ainda tenho certeza, pois eles são muito pequenos. hihihi
    Com certeza absoluta vou ler esse livro. Espero que eu ganhe!

    Bjocas

    estantedomanuel@gmail.com
    https://www.facebook.com/daniele.cabral.56

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bom??? Menina,sem sombra de dúvida esse é um livro completo. Pela sua resenha (que está incrível) percebo que a autora soube construir a história, nos fazendo vivenciá-la junto com Kate. Eu realmente preciso ter e ler esse livro...Sei que vou amar. Além disso, o tema proposto é excelente e a capa ficou maravilhosa.
    bjs

    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, excelente resenha. eu como pai de uma pré-adolescente entendo perfeitamente a questão de conhecer ou não seus filhos. O livro parece perfeito para mim e minha filha. com certeza entrará na minha lista de livros a ler.
    um abraço.

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol.
    Não conhecia o livro, mas sua resenha me convenceu. Tenho que ler. Adoro thrillers e estou ficando para trás nos lançamentos kk. Ótima resenha.
    Abraços

    e-mail: blogestantejovem@gmail.com
    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai,ai, sua resenha só me ajuda, eu fiquei doida com esse livro quando vi o lançamento, e agora lendo sua resenha, estou apavorada por essa delícia, sei que irei me emocionar e ficar doida pela história.
    Amei sua resenha, bem detalhada e com pontos positivos em destaque quanto ao livro.
    bjs

    simeiasilva@ymail.com

    ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    que livro
    a curiosidade esta me corroendo agora para saber tudinho do livro....
    Meninaaaa
    Quero esse livro,não tenho filhos mais acho que como trabalho com adolescentes acho que aprenderia muito,serve de lição,encorajamento e nossa
    de boca aberta para esse livro...
    ARRASOU
    TE SEGUINDO E CURTINDO SUA PAGINA
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  9. Oie Carolzita!
    Confesso que a capa do livro não me chamou atenção, sim sou dessas que compra livros por sua capa, mas lendo a sua resenha, que por sinal esta mega bem escrita PARABÉNS GULOSA! fiquei curiosa com a história e querendo ter o livro em mãos para descobrir junto com Kate quem matou sua filha.
    Amei muito a resenha e quero o livro.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  10. Oi Florrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
    Me convenceu no Inteligente, assustador e critico! Eu já tinha visto essa capa por ai, e a sinopse, ainda pra mim não tinha deixado claro o que se tratava o livro, achei sua resenha esclarecedora! Esse tipo, de suspense me deixa intrigada para ler, PARABÉNS pela resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol, muito boa sua resenha, primeira vez que leio uma resenha do livro, hehe. Gosto muito desse tipo de livro,que é bem detalhado, dar para ver realmente como é a história e a perfeição, como você disse.
    Beijos <3
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, não da para imaginar que esse livro fala que um suicídio. Fiquei muito curiosa para ler. Você está de parabéns Cá, te admiro muito! Deus abençoe!



    Nathi_tr21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem uma pegada muito forte, não consigo nem imaginar a dor de perder um filho(a)!! Parabéns por sua resenha. e é claro que quero participar da promoção do livro!

    leitorsagaz@gmail.com

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  14. Nossa que história chamativa, gostei muito da síntese. Vou add na lista de livros para ler!!!
    Parabéns pela resenha bjus .

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nana,
    Tudo bem?

    Olha, eu amo esse livro sem ter lido e amei mais ainda quando soube da resenha premiada. Sorte? Por favor, não me abandone
    Vamos lá: eu adoro essa ideia de a mãe investigar a vida da filha e tentar entender o porquê do possível suicídio. Acho que a personagem da mãe deve ser muito forte bem elaborada, porque acaba de perder a filha e tem de ser forte para entender tudo.
    Eu adoro as ideias do livro, sobre a vida online e amei sua resenha! :) Já quero ler, mas agora eu quero ler desesperadamente!

    e-mail: adrianogutemberg_09@hotmail.com (torcendo muito)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol!
    Eu já tinha lido algumas resenha sobre esse livro e fiquei muito intregada com a história. Por que será que Amelia se matou? Isso fica batendo na minha cabeça o tempo todo. E é por isso que estou muito curiosa para ler esse livro. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Carol ótima resenha , eu já havia me interessado por esse livro, porém como mãe resolvi adiar , lidar com o suicídio da filha, que dor hein. Mas me deixa com a curiosidade aguçada saber o que a levou a cometer esse ato. Estou om ele no Kobo , vou ler para tentar entender a ato da Amélia . beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que esse livro vai ser mt interessante, vendo as peças se encaixarem através das visões da kate e da amélia, parece ser um livro mt bom. Eu gosto do estilo do livro e acho que não vou me decepcionar!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Carol
    Tenho certeza que a leitura desse livro vai mexer demais comigo, pois é terrível uma mãe perder uma filha e ainda sem saber o que causou essa morte dela. A cada resenha que leio desse livro fico apreensiva para leitura.
    Vamos ver se consigo esse livro.
    miladislau@hotmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Nana. Tudo bem?
    Amei sua resenha. É impossível não gostar de Reconstruindo Amélia. Foi de longe uma das minhas melhores leituras do ano e já estou doido pelos próximos livros da autora.
    Como já tenho o livro, não vou participar, mas boa sorte a todos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Hey Carol!

    Esse livro parece ser maravilhoso. Adoro livros com investigações e sempre crio minhas próprias teorias durante a leitura. Ansioso para poder lê-lo e torcendo para ganhar a promoção!

    Parabéns pela resenha.

    Alfredo Weber
    alfredo.alves.weber@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, :)

    Maldade escrever uma resenha que me deixou tão curiosa assm :o kk'
    Infelizmente, perdi a resenha premiada, mas não podia deixar de comentar o quanto sua resenha foi bem escrita e me deixou morrendo de vontade de conferir essa história É minha primeira vez aqui, mas amei :)

    Beijos!

    ResponderExcluir