8 de março de 2015

[TOP5] 5 Motivos para Incentivar a Leitura na Infância


Postado por Carol Guimarães

Olá meus Gulosos!
Tudo certo?

Eis mais um final de semana com TOP5 e dessa vez trago algumas dicas de como incentivar os pequenos a se deliciarem pelo mundo fantástico da literatura. 


Bem essa postagem foi postada originalmente no blog Estante Jovem  e como achei muito útil,decidi postar aqui as dicas que a Jéssica desenvolveu. 




Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade. - Elaine Sekimura


  • Conforme a criança for lendo a tendência é que o vocabulário e a escrita melhorem, já que ela estará em contato com palavras novas.

  • É normal muitas crianças se espelharem nos pais e ter as mesmas opiniões e gostos. A leitura ajuda também o desenvolvimento do senso crítico, a final não é todo livro que é bom.

  • Muitos livros tratam de assuntos muito importantes como preconceito e discriminação, de uma forma tão leve que vai fazer com que a criança absorva a moral da história de uma forma muito mais fácil e sem aquele sermão dos adultos.

  • O desempenho escolar também pode aumentar, principalmente quando se trata de uma matéria que envolva muita leitura.

  •  Interação. Tem crianças que tem dificuldade para fazer amigos,sendo assim e de uma forma indireta você consegue fazer amizades pelo simples fato de estar lendo em um local público. 


Então é isso meus Gulosos,espero que vocês tenham gostado dessas dicas e se vocês tem filhos pequenos por que não incentivá-los a ler? Deem sempre um presente acompanhado de um livro,conte histórias a eles,invente a cada dia um mundo de fantasias e os inspirem a serem amantes da literatura. 

0



Leia como quem mata a sede. Como quem avança sobre um prato de comida. Um copo de água bem gelada e uma Clarice. Uma lasanha e um Machado. Para todos os dias, arroz, feijão e Allan Poe. Tenham essa Fome e Vontade de Ler todos os dias! 

Postagem Original: http://goo.gl/JvSotT 


Beijos Pão de Queijo!

14 comentários:

  1. Oii, tudo bom? Adorei as dicas ^^" Não tenho mais crianças pequenas na minha família mas acho super válido este tipo de post! Minha mãe me incentivou a ler desde cedo e isso me ajudou muito ^^'

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Com meu filho Alexander já funciona assim, sempre lemos para ele e semana passada ainda aos tranquinhos ele leu seu primeiro livrinho. foi uma alegria e tanto!Adorei suas dicas e vou compartilhar essa postagem na minha linha do tempo!Amei.

    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai que fofo esse post! Amei!
    Acho mega importante mesmo incentivar a leitura desde cedo, na minha casa, não davam muito valor para isso, mas por algum motivo, eu sou louca por livros desse muito cedo!
    Amei o post! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Post maravilhoso! Eu sempre incentivo os meus amigos, que já tem filhos, a dar livros pra eles desde novinhos! Minha mãe sempre fez isso comigo e eu sei que escrevo bem melhor hoje, além da faculdade, por conta do incentivo dela!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Oie, Nana!
    Tenho uma prima de seis anos e já a fiz se apaixonar por livros de fantasia - e não aqueles fininhos. Segui a maioria das dicas que você deu, mas desde o início do mês! Primeiro li Hobbit para ela, todas as noites quando ela se comportava bem, eu lia. Depois mostrava as ilustrações e a incentivava a fazer desenhos com os cenários que eu havia lido. Sucesso! O último capítulo ela leu inteiramente sozinha, bem ao meu lado. As partes mais divertidas eram inventar melodias para as canções que Tolkien colocou no livro! Pretendo repetir a dose, mas agora com Nárnia. Só preciso comprar uma versão mais interessante que o volume único.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  6. Otimas dicas!!
    A criança que tem incentivo a leitura logo cedo, além de tudo isso, torna uma criança extremamente criativa, menos eu que iniciei leitura cedo e continuo um zero a esquerda kkkkkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,
    Como vai?
    Adorei as dicas *---*
    Desde criança comecei a ler...fiz muitas amizades :)

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Adorei esse post! Adorei as dicas, com certeza quando eu tiver um filho irei incentivar a leitura!
    Eu não fui incentivada muito cedo, mas agradeço a minha mãe por me incentivar mesmo quando eu já tinha 10 anos hahahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Linda ameiii seu post... de verdade!!
    Minha familia sempre me incentivou a ler, desde pequena... quando eu tiver um filho, essa criança também terá varios livros... aprendi que cultura e conhecimento nunca é demais desde cedo e pretendo difundir isso

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nana! Adorei a postagem. Eu leio desde pequena e sei que os benefícios são muitos. Adoro esse assunto, até para alertar os pais de que é preciso incentivar a leitura! Durante a faculdade de jornalismo, até fiz uma matéria sobre isso e ficou muito legal. Foi uma das que mais gostei <3 Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Adorei o post, sempre é bom incentiva as crianças a leitura, eu mesmo tive isso da minha Mãe, sempre que podia comprava gibis da turma da Mônica, depois alguns livros..quando finalmente fui na biblioteca já estava com uma pequena coleção em casa...
    Enfim eu sempre tento incentiva as criança a minha volta e seus Pais também para esse universo mágico.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Que post sensacional, vivemos em uma sociedade analfabeta funcional e estimular a leitura desde cedo é essencial. Achei os motivos muito válidos e a iniciativa de fazer o post também.
    abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que post fofo!! maravilhoso!
    Adorei cada palavra e cada imagem.
    Meus grandes incentivadores na infância foram meus pais.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei o seu post. acho muito importante a leitura desde a infância. É dessa época que incutimos o hábito na criança. Eu tenho um filho de 4 anos e sempre compro livros e leio para ele. Quero que ele tenha o mesmo gosto que eu.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir