12 de abril de 2015

[TOP4] Autores Nacionais


Postado por Carol Guimarães

Olá meus Gulosos! 

Enfim consegui arrumar um tempinho para darmos continuidade com a programação do FLV. Nossa como estava com saudades de postar aqui! 

Esse será o primeiro TOP5 da Temporada Nacional e posso falar que estou A-N-S-I-O-S-A para começar a trabalhar nesse sonho? hehehehe

O FVL está com cara nova e isso é muito muito gratificante para mim, é um sonho realizado depois de várias tentativas fracassadas hehehehe. 

Mas chega de papo e bora conferir a minha listinha dos meus Autores Nacionais preferidos. 



  • José de Alencar


Minha paixão por José de Alencar foi a primeira vista quando li a obra Iracem ainda no ensino médio. O que me fez me agarrar a escrita desse autor é a paixão que ele tem em detalhar suas obras, transmitindo todas as suas emoções em palavras. 

Muitos não gostam do José de Alencar pelo fato dele ser bem detalhista em suas obras, porém ele consegue narrar os fatos de algumas épocas que parece que você está dentro das histórias. Eu amo seus livros por isso. 

Para quem ainda não leu nada de José de Alencar fica uma dica: comecem lendo Senhora, aposto que vocês vão se divertir com o romance de Aurélia Camargo e Fernando Seixas. 

No começo do FVL eu fiz um comentário sobre a obra Iracema, clique aqui para saber mais sobre a virgem dos lábis de mel. 



  • Machado de Assis

Podem me chamar de louca, mas eu sou completamente encantada com esse autor e sua famosa obra Dom Casmurro foi a minha perdição para que eu favoritasse Machado de Assis como sendo os meus autores nacionais prediletos. 

Machado de Assis escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império.

Não tem como não se apaixonar por esse autor, ele é genial em todos os gêneros literários, suas obras sempre abordando uma crítica a sociedade da época é de extrema importância para entendermos melhor os eventos político-sociais daquela época. 

Quer saber mais um pouco sobre esse autor e sua obra Dom Casmurro? Então vem conferir a resenha que fiz e o comentário literário


  • Martha Medeiros


Quem me apresentou ao mundo da Martha Medeiros foi a minha mãe que me presenteou com o livro Geração Bivolt que foi o primeiro livros de crônicas dessa autora e desde então me apaixonei. 

Martha Medeiros possui uma leveza em suas obras que é incrível, sem contar com as criticas sociais,com um toque de humor, que seus livros trazem. 

Aqui no FVL eu fiz uma resenha do livro Noite em Claro,que narra a história de uma mulher que se abre perante as palavras e conta detalhadamente suas impressões sobre sua vida.


  • Maurício Gomyde



Não tem como não se apaixonar por esse autor! 

Conheci o Maurício quando comecei com o FVL, fechamos parceria primeiramente com o livro Ainda não te disse nada e em seguida O Rosto que precede o Sonho, mas infelizmente não consegui transmitir em palavras os sentimentos que senti ao ler suas obras. Quem sabe um dia consigo resenhar ao menos um livro dele? hehehehe missão impossível. 

Então essa é minha listinha de autores nacionais que eu sou fã de carteirinha. E vocês meus Gulosos quais são os seus Autores Nacionais preferidos?

Beijos Pão de Queijo!


13 comentários:

  1. Ah que post maravilhoso!
    Só os sensacionais, a Martha então, sem comentários...
    Bjs

    http://myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível!!
    Não consigo gostar muito de José de Alencar, mas Machado de Assis é meu clássico nacional preferido <3
    Martha Medeiros é incrível! Já apresentei uma peça de teatro adaptada de "Doidas e Santas" <3
    Beijos!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  3. Marta é minha diva, estou fazendo a coleção dos livros dela.
    Machado de Assis é muito bom e Alencar não há dúvidas!
    Bela postagem!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?

    Ah, ver o Maurício nessa tua lista é incrível! Ele também é um dos meus autores favoritos desde a minha leitura de O rosto que precede o sonho. Já Machado e José de Alencar não fazem muito o meu estilo por conta de alguns traumas...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nana! Tudo bem? Adorei a sua lista de autores nacionais favoritos! Eu não li nada de nenhum deles, mas tenho vários livros do Machado de Assis que em breve eu vou ler! Alguns autores nacionais que gosto muito são: Pedro Gabriel, Clarice Freire e Jim Anotsu.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que ótimo post!
    Eu sou fã da Martha Medeiros, acho a escrita dela simplesmente ma-ra-vi-lho-sa!
    Eu tenho muita curiosidade sobre o Maurício Gomyde, soube que agora ele fechou com a intrínseca, tô bem ansiosa para começar a ler alguma obra dele =)
    Adorei o post!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Amo o José de Alencar, li a maioria de suas obras, e já li muito Machado de Assis na vida (e foi por vontade própria e não obrigação da escola..kkk)... Os outros não conhecia.
    Muito bacana esse seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu gostaria muito de conhecer as obras do Mauricio, pelo que eu tenho visto a escrita dele é fantástica e as historias surpreendentes.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótimos autores, boas obras, mas não é a minha praia. Eu amo a ficção-científica, aventura infanto-juvenil, histórias medievais... Essas coisas. Ótimo post. Confesso que eu não conhecia Maurício Gomyde, mas vou pesquisar mais a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Oii! Adorei seu top5!! Mas estava esperando 5 autores... hehehe
    adoro José de Alencar! "Senhora" é um dos meus livros preferidos, e "Encarnação" também é muito bom!
    Machado também é um de meus preferidos, principalmente "Esaú e Jacó"

    Beijos!!
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Eu nunca li nenhum livro da Martha Medeiros, mas lia e leio seus textos no jornal O Globo. Amo a forma com que ela escreve o cotidiano.
    Ah, também gosto muito de José de Alencar. Principalmente do livro Senhora que li na escola.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee gostei muito da sua seleção, atualmente estou com várias obras de Alencar e Assis para releitura , já Marta Medeiros estou em falta vou procurar as obras da autora para me inteirar.. agora só não entendi porque vc não conseguiu resenhar as obras do Gomyde, eu teria o maior interesse em ler. boa sorte bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que só li algo de José de Alencar e Machado de Assis na época de escola, de lá pra cá nunca mais peguei alguma obra deles para ler. Confesso que não conheço as obras de Martha Medeiros, já o Gomyde é super gente fina, conheci ele na Bienal de São Paulo, ainda não li nada dele também.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir